28 abril 2008

Bush em grande estilo

George W. Bush protagonizou mais uma sessão de “stand up comedy” presidencial. Esta sexta-feira, no jantar anual dos correspondentes na Casa Branca, fez piadas com os candidatos presidenciais e pegou na batuta para dirigir a orquestra. Bush, numa sessão de humor pré-fabricada, lamentou a ausência, na cerimónia, de candidatos à presidência.

Segundo afirmou, com um ar bem-disposto, “o Senador John McCain não veio porque está a querer distanciar-se de mim. E não é o único”. Em relação aos candidatos democratas, o Presidente lançou piadas sobre dois assuntos que fizeram correr muita tinta: Hillary Clinton “foi impedida de entrar no edifício por causa dos franco-atiradores” e Obama “ficou a rezar na sua Igreja”.

27 abril 2008

Nepal prepara-se para abolir a Monarquia

Os antigos guerrilheiros maoístas do Nepal venceram as eleições desta sexta-feira, nas quais se elegeram os deputados à Assembleia Constituinte. De acordo com os resultados oficiais, a formação de extrema-esquerda conquistou 217 dos 601 assentos. Este órgão de soberania foi criado o ano passado, com o objectivo de redigir uma Constituição republicana.

“A primeira reunião da assembleia constituinte vai pôr fim à monarquia”, declarou Prachanda, “o terrível”, líder da guerrilha convertida em partido político. “Neste momento, não posso renunciar a todo o tipo de violência”, disse Prachanda. Apesar das declarações belicosas, o líder salientou que está empenhado na procura de "um modelo de paz duradoura", que traga a prosperidade ao país dos Himalaias.

26 abril 2008

Comissão Eleitoral do Zimbabué confirma vitória da oposição

A Comissão Eleitoral do Zimbabué divulgou hoje, finalmente, os resultados das eleições que se realizaram no dia 29 de Março. Este organismo confirmou a derrota do partido de Robert Mugabe. Segundo um responsável da Comissão, “nada mudou em relação aos resultados anteriores”. Isto significa que os resultados avançados no dia 2 de Abril, com 109 lugares para a oposição e 97 para o ZANU-PF, de Mugabe, são válidos.


Bright Matonga, vice-ministro da Informação do Zimbabué, afirmou que os membros do Governo estão “felizes por constatar a transparência da contagem”, o que, segundo este responsável, prova que a Comissão Eleitoral “não é controlada pelo Governo ou pela ZANU-PF”. A oposição, que tem acusado a Comissão de estar “às ordens do regime”, não participou na recontagem dos boletins, alegando não querer participar no que considerou “uma manobra” com o propósito de lhe “retirar a vitória”.

25 abril 2008

Revolução dos Cravos foi há 34 anos

Milhares de pessoas desceram hoje a Avenida da Liberdade, nas habituais comemorações do 25 de Abril. Foi há trinta e quatro anos que um grupo de oficiais do Exército derrubou, através de um golpe sem derramamento de sangue, o regime autoritário que governou Portugal durante quase meio século. As comemorações estenderam-se a grande parte do país. No Porto, centenas de pessoas reuniram-se em frente à antiga sede da PIDE, onde prestaram homenagem às vítimas da polícia política.

As comemorações deste ano ficaram marcadas pelos protestos das forças de segurança. Segundo o Público, Nelson Brito, presidente da distrital de Lisboa da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP-PSP), considera que, lamentavelmente, “o 25 de Abril ainda não chegou à nossa instituição. Temos horas para entrar e nunca temos horas para sair e se isso fosse reformulado era um grande passo”.


“Nós, militares, particularmente os oficiais, temos uma enorme preocupação com a coesão nacional e essa coesão consegue-se desde que as múltiplas tarefas do Estado e da economia privada cumpram as suas funções”, afirmou o coronel Tassos Figueiredo, representante da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA). Segundo este militar “é dramático que mais de trinta anos após o 25 de Abril se esteja a processar uma regressão em termos de tecido social, que põe em causa a coesão nacional”.


Sobre o tema:


Do 25 de Abril ao 1º Governo Provisório

A transição democrática portuguesa

Arménios assinalam aniversário do genocídio

Milhares de pessoas desfilaram esta quinta-feira em Erevan. Os cidadãos convergiram ao memorial das vítimas do genocídio, no centro da cidade, onde depositaram flores. Este país do Cáucaso assinala os 93 anos do chamado “holocausto arménio”, cometido pelo Império Otomano no início do século XX.

As autoridades arménias reclamam “justiça histórica”, para o massacre de mais de um milhão e meio de arménios às mãos dos turcos otomanos, no período compreendido entre 1915 e 1923. Este país reclama o reconhecimento, por parte da Turquia, de que os seus antepassados otomanos exerceram de facto o genocídio.

A Turquia recusa estes números em absoluto: a sua versão oficial destes acontecimentos reconhece apenas 300 mil baixas arménias e outras tantas do lado turco, resultantes da guerra civil, que alegam ter sido provocada pelos arménios. Apesar do não reconhecimento turco, o genocídio arménio já foi oficialmente reconhecido por mais de 20 países, entre os quais a França, a Bélgica, a Polónia e a Rússia.

Um dos organizadores da marcha, citado pela Euronews, afirmou que os arménios vão “continuar a fazer esta marcha” até que “o mundo inteiro tome conhecimento desta tragédia” e sejam devolvidas as terras que lhes “pertencem historicamente”. O Presidente recém-empossado, Serge Sarkisian, declarou que o país “redobrará os esforços para obter um reconhecimento internacional do massacre como genocídio”.

“O reconhecimento internacional e a condenação do genocídio arménio é uma parte apropriada e inevitável da agenda da política externa da Arménia”, assumiu o político. Turcos e arménios estão de costas voltadas. Há quase duas décadas que os dois países não têm relações diplomáticas. As fronteiras foram encerradas no início dos anos 90, quando as tropas arménias ocuparam o enclave de Nagorno-Karabakh.

Ver também:

Arménia e Azerbaijão “descongelam” conflito

Hamas aceita solução de dois Estados

O antigo presidente dos EUA e Prémio Nobel da Paz, Jimmy Carter, chegou esta quarta-feira a Israel. A sua missão é apresentar ao Governo israelita uma proposta de trégua, na qual o Hamas se compromete na paz israelo-palestiniana. Carter assegurou aos jornalistas que o grupo integrista apoiará os esforços do Presidente Mahmud Abbas para negociar um acordo.


O Hamas está, nas palavras do mediador americano, preparado para “aceitar viver em paz com Israel, desde que os palestinianos também o aceitem, através do voto”. Alguns jornais israelitas afirmam, segundo o DN, que estas declarações dos líderes do Hamas não devem ser ignoradas, pois é a primeira vez que o movimento se pronuncia com tal clareza em relação à solução dos dois Estados.

24 abril 2008

Rússia acusa China de pirataria industrial

A Federação Russa informou esta quarta-feira o Governo chinês que poderá recorrer à justiça internacional, para resolver um diferendo comercial que os dois países mantêm. A Rússia acusa a China de violação dos acordos bilaterais, estabelecidos entre os dois países, sobre a salvaguarda da propriedade intelectual. No ímpeto capitalista, copiam-se bonecos de plástico e aviões de guerra. O que importa é que dê lucro.

Estas acusações de “pirataria industrial” visam, particularmente, a cópia que os chineses fizeram do caça russo SU-27SK (imagem da esquerda). Segundo o diário russo Nezavissimaia Gazeta, citado pela RTP, “as tentativas da Rússia de se implantar no mercado chinês de armamentos, cedendo a Pequim o direito de montagem dos caças, não surtiram os efeitos esperados”.

As indústrias aeronáuticas chinesas “aproveitaram” a tecnologia russa disponível, através dessa parceria e aplicaram-na no fabrico de aviões J11 (imagem da direita), com um preço mais competitivo para os mercados do terceiro mundo. Em poucos anos, a China passou de principal cliente de armas russas a grande exportador para esses mercados. E muitas das armas que agora exporta foram copiadas de modelos russos.

23 abril 2008

Confrontos no Sri Lanka causam mais de cem mortos

Intensos combates entre o exército governamental e a guerrilha separatista tamil, provocaram esta quarta-feira mais de cem mortos no norte do Sri Lanka. Os últimos meses têm assistido a uma intensificação dos combates, resultantes das tentativas governamentais de conquistar território aos rebeldes. O governo de Colombo reclama ter abatido mais de três mil guerrilheiros desde o início de 2008.

Este país insular, multi-étnico e multi-religioso, tem populações budistas, hindus, muçulmanas e cristãs. A ilha tem sido marcada, desde 1972, por um conflito que opõe a minoria hindu (etnia tamil), à maioria budista que controla o poder. Os “tigres tamil” lutam pela independência da parte norte da ilha, onde controlam partes significativas de território.

O Sri Lanka, anteriormente conhecido por Ceilão, foi uma colónia disputada pelas potências europeias. Ao longo de cinco séculos, portugueses, holandeses, franceses e britânicos colonizaram a ilha e entraram em guerras pelo controlo dos seus recursos. Apenas em 1948, com o fim do Império Britânico, o Sri Lanka proclamou a independência.

22 abril 2008

Separatistas abkhazes abatem avião espião georgiano

O Ministério da Defesa da Abkházia anunciou que as suas tropas abateram um avião espião georgiano. O aparelho, não pilotado, terá sido abatido este domingo, na região de Galski, enquanto sobrevoava território abkhaze. A Geórgia não admite qualquer relação com o incidente. Este é o segundo caso idêntico em pouco mais de um mês.

Em declarações aos jornalistas, o Ministro de Estado da Geórgia, Temur Iakobachvili, afirmou esta terça-feira que “as forças georgianas venceriam a resistência da Abkházia em apenas três horas”. No entanto, salientou que “a Geórgia não vai responder a provocações” e que não tenciona recorrer a meios violentos para reunificar o país.



Para que não restem dúvidas sobre onde é...

21 abril 2008

Partidários de Mugabe instalam centros de detenção para oposicionistas


A Human Rights Watch, organização não governamental que se dedica à defesa dos direitos humanos, lançou este sábado graves acusações ao regime de Robert Mugabe. Esta organização acusa o partido do poder de estar a elaborar, em grande escala, uma rede de centros de detenção, com vista à concentração de grandes populações prisionais.


A organização argumenta que o ZANU-PF, no poder no Zimbabué desde a independência do país, em 1980, está a construir estas infra-estruturas para “submeter os militantes da oposição a actos de tortura e intimidações”. Segundo esta fonte, os centros de detenção estão a ser construídos “nas circunscrições onde a oposição ganhou as eleições”, o que indica claramente a intenção da sua construção.


A fonte cita testemunhas locais, que afirmam que muitas pessoas estão a ser reunidas, por milícias que depois as conduzem aos referidos campos, onde são “agredidas fisicamente durante horas”. A responsável africana da Human Rights Watch, Georgette Gagnon, lamenta: “a tortura e a violência desenvolvem-se no Zimbabué. A União Africana deve assumir a sua responsabilidade de proteger os civis perante o desastre” com que o Zimbabué se depara.

20 abril 2008

Luz ao fundo do túnel está cada vez mais ténue

O Governo do Zimbabué acusou Morgan Tsvangirai, o candidato à Presidência da República que reclama vitória nas eleições, de “conspirar com a antiga potência colonial britânica” para operar uma “mudança ilegal do poder” no regime do Presidente Robert Mugabe. O líder da oposição evita regressar ao país, temendo pela sua integridade física.

O Ministro da Justiça, Patrick Chinamasa, alega que o líder oposicionista estabeleceu contactos com o Governo britânico, com vista a uma intervenção militar do Reino Unido, para restabelecer a legalidade sobre o acto eleitoral. Os resultados do escrutínio permanecem em segredo nas instâncias eleitorais do país, três semanas depois da sua realização.

A luz ao fundo do túnel, que se acendeu quando o MDC declarou vitória, parece ter-se apagado.

19 abril 2008

Jimmy Carter reúne com líderes do Hamas

O antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter, esteve esta sexta-feira reunido em Damasco com Khaled Mechaal, líder do Hamas no exílio. O encontro realizou-se no âmbito de uma iniciativa pessoal, através da qual o Prémio Nobel da Paz 2002 tenta convencer o movimento integrista palestiniano a participar nas negociações de paz.

Segundo uma fonte do Hamas, presente no encontro e citada pela AFP, a situação do soldado israelita Gilad Shalit, capturado em 2006, é um dos pontos da negociação, bem como a possibilidade de “uma eventual trégua com Israel”, que passe pelo “levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza”.

Antes de reunir com o líder islamita, Carter teve um encontro com o presidente da Síria, Bashar al Assad. A iniciativa foi vista com alguma suspeição, tanto pelos Estados Unidos como por Israel. As relações entre Israel e a Síria sempre foram tensas e os EUA não mantêm relações diplomáticas com Damasco.

As políticas oficiais destes países negam à partida qualquer negociação com o Hamas, entidade que têm nas suas listas oficiais de entidades terroristas. Por outro lado, esta organização recusa-se a reconhecer a existência do Estado de Israel. A intransigência, de parte a parte, continua a impedir o sucesso das iniciativas de paz.

17 abril 2008

Sérvia na UE é solução para questão do Kosovo

A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Dora Bakoyannis, disse hoje que a solução definitiva para o problema do Kosovo só será possível quando todos os países da região, sobretudo a Sérvia, aderirem à União Europeia (UE). A representante grega afirmou a necessidade de encontrar “soluções estáveis e sustentáveis”, que reconheçam “o papel decisivo da Sérvia para a segurança e a estabilidade da região”.

Estas declarações vêm ao encontro da declaração de Javier Solana, Alto Representante para a Política Externa da UE, na qual defendeu que os países da União devem assinar um acordo de pré-adesão com a Sérvia. Solana defende que este acordo é a melhor maneira de fortalecer, no campo da política interna, os grupos políticos pro-ocidentais para as eleições legislativas antecipadas marcadas para o próximo mês de Maio.


16 abril 2008

Geórgia: reunificação improvável

O Presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, declarou no passado Domingo que está pronto a conceder à Abkházia uma “autonomia ilimitada”. Neste anúncio, assegurou também estar disposto a dar a vice-presidência da Geórgia ao líder da região separatista.

A resposta abkhaze não se fez esperar, tendo os seus líderes políticos rejeitado em absoluto a proposta. Raul Khadjimba, vice-presidente da Abkházia, disse que “o único meio a que Milkhail Saakachvili poderá recorrer” para reunificar o país, “é a guerra”.

Peremptório, afirma: “já passámos por essa etapa uma vez, passaremos mais uma. Se Saakachvili pensa que pode resolver esta questão pela força das armas, está simplesmente enganado. Haverá apenas mais vítimas, abkhazes e georgianas”.

O político abkhase salientou também que a questão da independência é um dado adquirido para o seu povo, referindo que “já não há disputas territoriais com a Geórgia. Ela vive a sua vida, a Abkházia e a Ossétia do Sul vivem a sua”.

15 abril 2008

Berlusconi quer fechar as fronteiras

Silvio Berlusconi, no seu primeiro contacto com a imprensa depois de ver confirmada a maioria absoluta, declarou esta terça-feira que pretende fechar as fronteiras de Itália, para combater a criminalidade. Aos 71 anos de idade, o magnata dos media anunciou que está a formar o seu gabinete ministerial, que será apresentado no prazo de uma semana. Berlusconi regressa à condução do Governo italiano para um terceiro mandato.

“Vamos fechar as fronteiras e aplicar a lei Bossi-Fini” – disse o político aos jornalistas – “A Itália tem 30 % mais criminalidade do que outros países europeus por causa da desvairada decisão de ter as fronteiras abertas”. A lei Bossi-Fini, que representa um conjunto de grandes entraves à imigração, tem o nome dos principais aliados de Berlusconi. Umberto Bossi, da Liga do Norte (separatista e xenófobo), e Gianfranco Fini, da Aliança Nacional (neofascista).

Berlusconi pretende resolver urgentemente a crise do lixo em Nápoles, tendo afirmado que se deslocará três vezes por semana àquela cidade até a situação estar resolvida. Anunciou também que pretende “assumir o controle da situação e fazer o que for necessário” para que a companhia aérea Alitalia “continue ao serviço do turismo e da economia italiana, sob comando dos italianos”, rejeitando a possibilidade de fusão com a Air France-KLM.

14 abril 2008

Carla del Ponte acusa UÇK de tráfico de órgãos

A antiga procuradora do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, Carla del Ponte, publicou um livro com declarações bombásticas, no qual acusa a guerrilha independentista kosovar de ter levado a cabo uma campanha de tráfico de órgãos, retirados a cidadãos sérvios. Os acontecimentos remontam ao Verão de 1999.

O Governo do Kosovo já desmentiu as acusações. A ministra da Justiça do autoproclamado Estado, Nekibe Kelmendi, considerou “imoral escrever um livro sobre suspeitas que não se transformaram em acusações formais”, salientando que “se ela sabia de alguma coisa então deveria ser processada por ocultação de provas”.

De acordo com a ex-procuradora do TPI, agora embaixadora na Argentina, o primeiro-ministro do Kosovo estará implicado no crime. No seu livro “A caça, eu e os criminosos de guerra” a autora lança a polémica sobre o actual Chefe de Governo, Hacim Tahci, que acusa de cumplicidade no alegado esquema de tráfico de órgãos.

Segundo o livro, uma a duas centenas de prisioneiros sérvios terão sido levados do Kosovo para a Albânia, para clínicas da região de Tirana que estavam envolvidas no esquema. A antiga procuradora não revela as suas fontes, dizendo genericamente que têm origem “ na missão da ONU no Kosovo” e “alguns jornalistas fiáveis”.

Carla del Ponte afirmou que “na altura não era claro que estes crimes estivessem sob jurisdição do Tribunal”, destacando que, além disso, “os poucos albaneses do Kosovo dispostos a testemunhar teriam de ser protegidos, o que implicaria transferir famílias inteiras para o estrangeiro”.

The story of stuff

A história das coisas... Vale a pena perder um quarto de hora a ver esta animação flash. Uma visão possível da sociedade de consumo em que vivemos.

13 abril 2008

Nino Vieira desarma "angolanos"

O Governo da Guiné-Bissau ordenou que a força de intervenção rápida da Polícia de Ordem Pública fosse desarmada, na sequência dos acontecimentos que causaram a morte a um agente da Polícia Judiciária.

Alguns elementos desta força policial, conhecidos por “Angolanos”, por terem sido instruídos em Angola, invadiram as instalações da PJ guineense, libertaram um colega, que estava detido naquelas instalações, por alegadamente ter assassinado duas pessoas. Os agentes insurrectos sequestraram também um agente da PJ, cujo cadáver depositaram, mais tarde, nas imediações das mesmas instalações.

A directora-geral da PJ, Lucinda Barbosa Aukarié, lamentou a vulnerabilidade das instalações daquela instituição de investigação criminal, anunciando que vai colocar o seu cargo “à disposição da ministra da Justiça”. A responsável guineense tem levado a cabo uma luta inglória contra a corrupção, que domina a política deste país, que alguns analistas classificam como o primeiro narco-estado de África.

10 abril 2008

Kosovo aprova Constituição

O parlamento do Kosovo aprovou ontem a Constituição do auto-proclamado Estado. O texto foi aprovado pelo representante da da União Europeia (UE) para o Kosovo, o holandês Peter Feith, responsável pela preparação da missão civil da UE para o território.


Jakup Krasnigi, Presidente da Assembleia Legislativa kosovar, declarou que a adopção do Texto Constitucional permite “criar os fundamentos que permitirão estabelecer o Kosovo como um Estado democrático e soberano”. Está previsto que a Constituição entre em vigor no dia 15 de Junho próximo. O texto foi aprovado por unanimidade pelos 107 deputados presentes.


A Federação Russa já alertou que a aprovação da Constituição pode significar um aumento das tensões inter-étnicas. De acordo com um porta-voz do Kremlin, as autoridades albano-kosovares e “os seus apoiantes estrangeiros” estão a promover os “símbolos externos de uma entidade ilegal”, quando a solução para o problema reside no fomento do diálogo “entre Belgrado e Pristina”.

09 abril 2008

Presidente da Arménia empossado sem protestos

Serge Sarkisian foi hoje empossado Presidente da República da Arménia. A cerimónia decorreu no Teatro da Ópera de Erevan. No seu discurso, o político garantiu que fará “tudo o que estiver ao seu alcance para que o país mude para melhor”.

Sarkisian foi eleito com 52,82% dos votos. Os resultados oficiais do escrutínio foram, desde a sua divulgação, contestados pela oposição. Esta situação deu origem a uma série de confrontos nas ruas de Erevan, tendo as autoridades decretado estado de emergência para conter as manifestações. A tomada de posse acontece 40 dias depois dos incidentes.

08 abril 2008

Putin ameaça dividir a Ucrânia

“O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou a entender, na reunião fechada da NATO e Rússia, na semana passada em Bucareste, que a Ucrânia pode deixar de existir como Estado único caso adira à NATO”

Segundo relata o jornalista José Milhazes, esta notícia foi publicada na segunda-feira no diário russo Kommersant. De acordo com esta fonte, a Abkházia e a Ossétia do Sul verão a sua independência reconhecida pela Rússia, caso a Geórgia adira à NATO.

“George, tu não compreendes que a Ucrânia nem sequer é um Estado! O que é a Ucrânia? Parte do seu território é a Europa de Leste, mas uma parte significativa foi oferecida por nós!” – escreve o diário russo, citando “um membro da delegação de um dos países da NATO”.

E continua o Presidente russo, segundo esta fonte: “se ousarem aceitar a Ucrânia na NATO, esse Estado simplesmente deixará de existir”. Putin ameaçou implicitamente que uma adesão da Ucrânia pode dar início à separação da Crimeia e do leste da Ucrânia, zonas de população maioritariamente russa.

06 abril 2008

Bush, Putin e o escudo anti-míssil

Os Presidentes dos Estados Unidos da América e da Federação Russa assinaram, este Domingo, um projecto de acordo sobre a delicada questão do escudo anti-míssil americano. Apesar de não terem alcançado um consenso, os líderes minimizaram as suas divergências na conferência de imprensa.

Vladimir Putin reafirmou as suas reservas quanto à instalação do sistema em território da Polónia e da República Checa. Porém, assumiu que a conversa com Bush teve "desenvolvimentos positivos". A Rússia tem afirmado repetidamente que o escudo representa uma ameaça à sua soberania. Bush, conciliador, salientou que pretende criar condições para que "a Rússia, a Europa e os Estados Unidos possam participar como parceiros igualitários" no projecto.

03 abril 2008

NATO recusa estatuto de candidato oficial à Geórgia e à Ucrânia

Os líderes dos países membros da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO) estiveram reunidos esta quinta-feira em Bucareste, na Roménia. Desta reunião resultou a formalização do convite à Albânia e à Croácia para aderirem a esta Organização.

Em relação à Ucrânia e à Geórgia, o Conselho da NATO recusou aos dois países, num plano imediato, o estatuto de candidato oficial. A Federação Russa congratulou-se com essa decisão, salientando que a entrada destes países seria um “grande erro estratégico” da Organização que traria “consequências sérias para a segurança na Europa”.

A Macedónia, que esperava também o mesmo convite, viu frustradas as suas expectativas, perante o veto da Grécia. Os dois países mantêm uma disputa, desde a declaração de independência, sobre o nome oficial da antiga república Jugoslava. A Grécia não aceita a entrada da Macedónia, na NATO e na União Europeia, sem que antes este país altere, constitucionalmente, o seu nome para “Nova Macedónia”.

Ver também: Nome pode atrasar adesão da Macedónia à UE

Uma luz ao fundo do túnel

Estão lançados os dados para uma transição democrática no Zimbabué. Apesar de ainda não terem sido publicados os resultados oficiais, o MDC (Movement for Democratic Change) já anunciou a vitória do seu candidato, Morgan Tsvangirai, com 50,3% dos votos, contra 43,8% obtidos por Mugabe e 7% por Makoni.

A Lei Eleitoral diz que a eleição do Presidente é válida se um candidato obtiver 50% mais um voto. No entanto, a Comissão Eleitoral está, segundo informação avançada pelo pravda.ru, a “ser pressionada pela comunidade internacional para se pronunciar”, sendo provável a realização de uma segunda volta.

02 abril 2008

What the World Eats

Para reflectir...


Alemanha - Gastos semanais com comida da família Melander: €375.39 ($500.07)
















EUA -
Gastos semanais com comida da família Revis: $341.98
















Itália -
Gastos semanais com comida da família Manzo: €214.36 ($260.11)
















México - Gastos semanais com comida da família Casales: 1,862.78 Pesos Mexicanos ($189.09)
















Polónia
- Gastos semanais com comida da família Sobczynscy: 582.48 Zlotys ($151.27 )
















Egipto - Gastos semanais com comida da família Ahmed: 387.85 Libras Egipcias ($68.53 )
















Equador - Gastos semanais com comida da família Ayme: $31.55
















Butão - Gastos semanais com comida da família Namgay: 224.93 ngultrum ($5.03)















Chad
e- Gastos semanais com comida da família Aboubakar: 685 Francos CFA ($1.23)















http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,1626519,00.html