24 agosto 2008

Ucranianos celebram independência com parada militar

A Ucrânia celebrou hoje o 17º aniversário da sua independência com uma imponente parada militar em Kiev. Antes do desfile militar, o Presidente Viktor Iuchtchenko, em discurso ao país, pediu aos membros da NATO que acelerem o processo de adesão e, aos seus concidadãos, que se empenhem no compromisso de “acelerar o trabalho para aderir ao sistema europeu de segurança, para aumentar a capacidade de segurança do nosso país”.

“Só esses passos garantem eficazmente a nossa segurança, a inviolabilidade das nossas fronteiras e a integridade da nossa terra”, continuou Iuchtchenko. O Governante reiterou também o apoio à Geórgia no conflito com a Rússia, tendo garantido que “a Ucrânia tudo fará para não permitir o aumento do vector da força na nossa região”. Esta é, segundo afirmou, a única via para encontrar “a solução jurídica e justa” para lidar com a Rússia relativamente aos “conflitos congelados”.

Ver também:

Putin ameaça dividir a Ucrânia

Arménia e Azerbaijão “descongelam” conflito

Pridnestróvia ou Transnístria?

23 agosto 2008

"I'm a fiscal conservative"

Polícia georgiana patrulha Gori

Com o recuo das tropas russas, esta sexta-feira, o Ministério da Administração Interna da Geórgia fez saber que a polícia já regressou a Gori. Segundo a AFP, no final da tarde já era possível ver alguns automóveis na cidade, patrulhada pelas forças de segurança georgianas.

Os poucos que não abandonaram Gori durante os confrontos queixam-se das pilhagens. “Os soldados russos levaram tudo o que puderam. Como vêem, as lojas estão fechadas e as pessoas têm fome”, disse o Presidente da Câmara aos jornalistas.

21 agosto 2008

Lar, doce lar

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos da América envolveram-se numa querela imobiliária. Esta quinta-feira, Obama lançou uma polémica sobre o facto de, quando indagado sobre quantas casas possui, John McCain ter hesitado e não ter respondido. O candidato democrata considerou que este desconhecimento é uma demonstração da alienação do candidato republicano, que do topo da sua riqueza, não consegue compreender as dificuldades económicas do cidadão comum.

Segundo o Globo online, Obama criticou também um discurso de McCain, proferido num evento sobre fé, no qual este tinha afirmado que “só considerava rico quem ganhava mais de 5 milhões de dólares por ano” e que a economia americana continuava “fundamentalmente forte”. O democrata disse que, se McCain “só considera rico quem ganha mais de 5 milhões de dólares e não sabe ao certo quantas casas tem, então não é surpreendente que possa achar que a economia está forte”.

Obama, dirigindo-se directamente a McCain , disse que se este fosse “como eu, que tenho uma casa", ou como "milhões de pessoas em dificuldades para manter as hipotecas” poderia “ter uma perspectiva diferente” sobre a economia do país. Em resposta à referência às casas do casal McCain, que se especula serem “pelo menos sete”, a candidatura republicana já reagiu. Brian Rogers, porta-voz do candidato republicano, perguntou se Obama, que “comprou uma mansão milionária com a ajuda de um condenado”, estava, com estas afirmações, a tentar iniciar um “debate sobre casas”.

20 agosto 2008

Rússia pode agir "para lá da diplomacia"

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia advertiu, esta quarta-feira, que a instalação em países europeus do sistema anti-mísseis americano, levará a “uma corrida armamentista”. Segundo a AFP, os russos prevêem reagir “para lá da diplomacia”, caso se concretizem as pretensões dos Estados Unidos da América.

O anúncio foi feito depois da assinatura do acordo, entre a Polónia e o Governo americano, que permite a instalação, em território polaco, de dez sistemas de intercepção de mísseis balísticos de longo alcance, até 2012. O escudo antimísseis será completado com um radar de grande potência e precisão, cuja construção está prevista na República Checa.

18 agosto 2008

Musharraf demite-se da presidência do Paquistão

Pervez Musharraf demitiu-se da Presidência do Paquistão. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em directo na televisão nacional. O Presidente demissionário foi persuadido a abandonar o cargo antes da Assembleia Nacional iniciar o processo de destituição.

O Parlamento paquistanês aceitou a demissão e o Presidente do Senado, Mohammedmian Soomro, assumirá o cargo de Presidente interino, até à nomeação do sucessor. As negociações incluíram, segundo a imprensa local, citada pela Reuters, a garantia de “uma passagem segura” para Musharraf abandonar o país, rumo ao exílio.

15 agosto 2008

Paz quente na Geórgia

O Presidente da Geórgia assinou, esta sexta-feira, o acordo de cessar-fogo negociado pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy. O seu homólogo russo ainda não o fez. Dmitri Medvedev esteve reunido com Angela Merkel em Sotchi, uma cidade russa no Mar Negro perto da zona de conflito. Mikhail Saakashvili recebeu a Secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice, no palácio presidencial de Tbilissi.


A Chefe de Estado alemã reafirmou a necessidade da Rússia retirar as suas tropas do território georgiano. Merkel considerou a intervenção militar “desproporcionada”, relativamente à força utilizada, “mesmo tendo em conta a descrição russa da situação”. A chanceler disse também que “a integridade territorial da Geórgia deve ser a base da solução do problema da Ossétia do Sul” e reiterou que espera uma “rápida retirada das tropas russas” do território georgiano.


O Presidente russo, por seu turno, afirmou que “depois do que aconteceu, é improvável que os ossetas e abecazes consigam viver dentro do mesmo Estado que os georgianos”. Medvedev disse também que o seu país poderá voltar a usar a força contra a Geórgia, se o país voltar a atacar as suas tropas ou cidadãos e que “a vontade do povo”, nas duas regiões, continuará a ser garantida por Moscovo e os seus militares.

Rice, na sua declaração, sublinhou que “o objectivo mais urgente é a retirada imediata e ordenada das forças armadas da Rússia e o regresso dessas forças à Rússia”. Numa alusão à invasão soviética da Checoslováquia, a secretária de Estado americana lembrou que “não estamos em 1968”, razão pela qual “a Rússia tem de sair da Geórgia” e dar lugar a “uma força internacional de manutenção de paz imparcial”.

Mikhail Saakachvili, por sua vez, salientou que o documento que assinou “é um cessar-fogo e não uma cedência de territórios”. Lembrando que a Geórgia é, neste momento, “um país ocupado”, o Presidente georgiano garantiu que pretende manter a integridade territorial. Criticou ainda a passividade “da maioria dos países europeus” perante a Rússia, realçando que esta é “uma ameaça para todo o mundo”, que não pode continuar a ser ignorada.

Também o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se pronunciou contra a Rússia, esta sexta-feira. Bush disse que “a Guerra-fria acabou” e, como tal, “a ameaça e a intimidação não são métodos aceitáveis para conduzir a política internacional no século XXI”. Bush afirmou a necessidade da Rússia “respeitar a liberdade dos países vizinhos”, pois só assim poderá “começar a recuperar o seu lugar no mundo”.

“Os dias de Estados-satélite e de esferas de influência pertencem ao passado”, declarou Bush. A afirmação reveste-se de um significado especial, já que esta quinta-feira os EUA e a Polónia concluíram as negociações para a construção do famigerado escudo anti-míssil americano em território polaco. Medvedev já tinha afirmado que o escudo representa uma ameaça directa sobre a Rússia.

12 agosto 2008

10 agosto 2008

Guerra no Cáucaso

Rebentou a guerra no Cáucaso. A tentativa georgiana de ocupar a Ossétia do Sul já provocou, até agora, mais de dois mil mortos e perto de trinta mil desalojados. A resposta à incursão foi dada pela Força Aérea russa, que bombardeou violentamente as posições do exército da Geórgia e transformou a crise numa situação de guerra aberta.

Milicianos ossetas e militares russos têm combatido, nos últimos dois dias, o exército da Geórgia e já declararam ter assumido o controlo militar de Tskhinvali, capital da região separatista. A Geórgia declarou o estado de guerra, devido ao que o Presidente Saakashvili considerou “uma agressão estrangeira por ar, mar e terra”.


Mais sobre o tema

08 agosto 2008

Exército da Geórgia invade capital da Ossétia do Sul

Tropas georgianas atacaram, na noite desta quinta-feira, a cidade de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul, uma das províncias separatistas deste país do Cáucaso. Vladimir Putin, Primeiro-ministro da Federação Russa, já afirmou que o Governo da Geórgia terá que lidar com as inevitáveis consequências.

Putin, que se encontra na China a participar na abertura dos Jogos Olímpicos, disse, durante um encontro com o Presidente do Cazaquistão, que “veículos militares, artilharia e tanques” provocaram mortos e feridos, entre os quais “membros russos da manutenção de paz”, o que considerou “muito preocupante”, porque o incidente “vai certamente ter uma resposta”.

Segundo o comandante da força de paz para a Ossétia do Sul, os blindados do exército georgiano entraram em Tskhinvali, provocando “combates violentos por toda a cidade”. O Governo da Geórgia argumenta que a campanha militar se destina a “repor a ordem constitucional” na região, que declarou unilateralmente a independência em 1992, com o fim da União Soviética.

MNE russo quer criar alternativa à NATO na Europa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, defendeu, em artigo, a criação de uma alternativa à Aliança Atlântica na Europa. Segundo o responsável pela política externa russa, durante a Guerra-fria havia maior confiança de parte-a-parte. Lavrov salienta que a América “deve ter consciência da necessidade de reconhecer o mundo tal como ele é, com toda a diversidade de vozes e pontos de vista”.

Ver o artigo completo

04 agosto 2008

Paris Hilton vai pintar a Casa Branca de cor-de-rosa

A herdeira da cadeia de hotéis Hilton não achou muita graça ao filme de campanha do candidato republicano John McCain. A resposta não se fez esperar. Em baixo, o vídeo, legendado em português…




See more videos at Morra de Rir

01 agosto 2008

McCain acusa Obama de ignorar América latina

Depois de comparar Barack Obama a Britney Spears e Paris Hilton, John McCain, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos da América, lançou na Internet, esta sexta-feira, um novo filme de campanha, em espanhol. O vídeo, que retrata “o mundo segundo Obama”, critica a forma como a América latina ficou fora do discurso que o candidato democrata proferiu em Berlim.