27 março 2009

Rússia anucia militarização do Árctico

A Rússia fez saber, esta semana, que pretende criar um contingente militar especial para o Árctico, através da publicação do documento “Bases da Política Estatal da Rússia no Árctico até 2020 e Posterior Perspectiva”. Segundo o blogue Da Rússia, a região “deve passar a ser controlada pelo Serviço Federal de Segurança (FSB, ex-KGB)” e transformar-se “numa estratégica base de recursos da Federação da Rússia” até 2016.

Ler a peça completa aqui!

25 março 2009

Trabalhistas integram Governo israelita

O Partido Trabalhista israelita, reunido em congresso extraordinário em Telavive, aprovou esta terça-feira a entrada na nova coligação governamental. Segundo o Público, o Governo será liderado por Benjamin Nethanyahu e contará com o apoio dos 15 deputados do Israel Beiteinu, de extrema-direita, de 13 trabalhistas e 11 do Shas, partido religioso ultra-ortodoxo.

24 março 2009

Sirenes voltam a tocar em Belgrado, dez anos depois

A Sérvia assinalou hoje, com sirenes e sinos de igreja, o décimo aniversário do início dos bombardeamentos da NATO sobre o seu território. A 24 de Março de 1999, a pretexto de impedir uma limpeza étnica, alegadamente praticada pelos sérvios contra os albaneses no Kosovo, a Aliança Atlântica deu início aos raides aéreos sobre Belgrado, Capital da extinta República Federal da Jugoslávia.

Os bombardeamentos duraram 78 dias, até que o Presidente Slobodan Milosevic acedeu a retirar as tropas da província separatista, abrindo o caminho aos rebeldes albaneses do UÇK (Exército de Libertação do Kosovo) e aos militares da NATO. Actualmente, os Estados Unidos têm várias instalações militares no Kosovo, sendo a maior delas uma base que ocupa 386 hectares e tem um perímetro de 11 quilómetros.

21 março 2009

Obama lança apelo ao diálogo com Teerão

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou hoje um apelo mediático aos políticos iranianos, no sentido de iniciar um diálogo directo com Teerão. Por ocasião do ano novo persa, Obama garantiu na televisão que está empenhado na retoma do diálogo com a República Islâmica, através de “um diálogo honesto e fundado no respeito mútuo”.

Leia mais no Expresso ou no Público

Primeiros-ministros sérvio e croata reunem-se em Belgrado

O Primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, recebeu esta sexta-feira em Belgrado o seu homólogo croata, Ivo Sanader. Os Chefes de Governo afirmaram-se empenhados no estreitamento das relações bilaterais. O restabelecimento, entre os dois países balcânicos, dos laços económicos e políticos é um passo importante na estabilização da região. Apesar de ter sido recebido na Sérvia com protestos, Sanader garantiu, citado pelo Herald Tribune, que os dois vizinhos “não vão esquecer o passado”, mas não devem “continuar a viver nele”.

16 março 2009

“Se isto não é racismo então eu não sei o que é o racismo”

Benjamin Netanyahu, líder do Likud, o segundo partido mais votado nas legislativas israelitas, alcançou este domingo um acordo de governação com o partido de extrema-direita encabeçado por Avigdor Lieberman, o Israel Beiteinu (Nossa Casa Israel).

Citado pela AFP, Guideon Saar, um deputado do Likud, garantiu aos jornalistas que os partidos chegaram a um acordo “em todos os princípios e assuntos e na distribuição de ministérios e sobre a opção de um gabinete de união”.

A pasta dos Negócios Estrangeiros, será entregue aos ultra-nacionalistas, facto que está a preocupar os líderes palestinianos e a comunidade internacional. Também os ministérios da Segurança Interna, das Infra-estruturas, do Turismo e da Integração serão entregues ao Israel Beiteinu.

O negociador palestiniano Saeb Erekat lamentou, segundo a Euronews, que o próximo chefe da Diplomacia israelita pertença a um partido que “defende abertamente no seu programa político a expulsão dos não judeus de Israel”. “Se isto não é racismo”, disse Erekat aos jornalistas, “então eu não sei o que é o racismo”.

15 março 2009

Imigrantes manifestam-se em Lisboa contra a desigualdade de direitos

Cerca de 30 organizações de imigrantes, anti-racismo, culturais, religiosas e outras, promoveram este domingo, em Lisboa, uma manifestação que juntou mais de mil pessoas. Os manifestantes protestaram contra a desigualdade de direitos dos estrangeiros a trabalhar em Portugal ilegalmente. Uma das associações que organizou o protesto estima que existam actualmente cerca de 60 mil imigrantes em situação irregular em Portugal.

13 março 2009

Vinte anos de Web

A World Wide Web assinala este ano o seu vigésimo aniversário. A data foi ontem comemorada no CERN, (Laboratório Europeu de Física de Partículas) e contou com a presença de Tim Berners-Lee, o seu “inventor”.

O cientista britânico pretendia, com a sua rede, pôr em comunicação permanente os cientistas de todo o mundo que colaboravam com o Laboratório, de uma forma fácil e acessível a todos. Hoje, Berners-Lee é um importante activista dos direitos de privacidade na Internet, tendo fundado a World Wide Web Foundation, uma ONG cujo objectivo é “fazer avançar a Web, ligar a humanidade e dar poder às pessoas”.

É habitual confundir Internet com World Wide Web. A A Web é uma maneira de aceder à informação que está na Internet, um modelo que usa o protocolo HTTP para compartilhar os dados. A Internet surgiu em 1971, através da sua antecessora Arpanet, que resultava das pesquisas de uma rede de laboratórios subsidiados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

09 março 2009

Irão anuncia testes bem sucedidos em novos mísseis ar-terra

O Irão anunciou este domingo, através da agência noticiosa oficial Fars, que testou com sucesso o novo modelo de míssil ar-terra. “Os especialistas em defesa do Irão”, garante a fonte, citada pela Globo, “são capazes de instalar mísseis de 110 quilómetros de alcance em aviões de combate e dispará-los com sucesso”.

08 março 2009

IRA-Verdadeiro reivindica ataque na Irlanda do Norte

O IRA-Verdadeiro, um grupo dissidente do extinto Exército Republicano Irlandês (IRA), reivindicou o ataque deste sábado, do qual resultaram dois mortos e quatro feridos, contra instalações do exército britânico na Irlanda do Norte. Segundo a Euronews, durante 2008 “multiplicaram-se as tentativas de homicídio contra polícias”, tendo o Governo britânico enviado, ao longo das últimas semanas, um contingente de forças especiais para o território, “com a missão de apertar a vigilância aos dissidentes”.

07 março 2009

Um clique nas relações russo-americanas: reinício ou sobrecarga?

A Rússia e os Estados Unidos da América assumiram, esta sexta-feira, o compromisso de renegociar o tratado START, que regulava uma redução progressiva do arsenal nuclear dos dois países. O acordo foi assinado em 1991 e expira no fim deste ano, pelo que os chefes da diplomacia dos dois países se comprometeram em renovar as condições do tratado até à data limite. Hillary Clinton e Sergei Lavrov estiveram reunidos em Genebra e protagonizaram uma situação algo embaraçosa para a Administração Obama.

Nas declarações conjuntas aos jornalistas, depois de sublinhar que “a maior prioridade dos nossos governos” é a redução dos arsenais nucleares, Clinton afirmou, ao mesmo tempo que entregava ao seu homólogo russo um comando com um botão vermelho: “Temos de reiniciar as nossas relações e vamos fazê-lo juntos”. No entanto, a caixa amarela que simbolizava o reinício das relações, continha um erro de tradução. Clinton perguntou a Lavrov se a palavra “reiniciar” estaria bem traduzida e este respondeu que não, que a palavra “peregruzka”, gravada no comando, quer dizer “sobrecarga”.

.

05 março 2009

Croácia prepara entrada na NATO mas diferendo com Eslovénia pode atrasar adesão à UE

A Eslovénia está a atrasar o processo de adesão da Croácia à União Europeia. Os dois vizinhos mantém, desde 1991, um litígio fronteiriço relativo à Baía de Piran, uma pequena baía no sul do golfo de Trieste, no norte do mar Adriático e os eslovenos querem ver essa questão resolvida antes da adesão. O Primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, entrevistado pela Euronews, mostrou-se optimista quanto à integração e congratulou-se pela adesão do seu país à NATO, que está agendada para Abril. Alguns partidos nacionalistas eslovenos reclamam, no entanto, um referendo que questione a integração da Croácia na Aliança Atlântica.

Leia a entrevista (ou veja o video) aqui

04 março 2009

Insónia

“Desde que os bancos começaram a falir nem consigo dormir bem”

(recebido por email)

Kosovo: sérvios manifestam-se contra tribunal da Eulex

Manifestantes sérvios bloquearam, na segunda-feira, a entrada de um tribunal em Mitrovica. A acção de protesto visou impedir o início do primeiro processo judicial a cargo da Eulex, a missão civil da União Europeia no Kosovo. Um colectivo de juízes começaria hoje a julgar dois cidadãos sérvios acusados de roubo.

O porta-voz da missão, Karin Lidmal, disse à Agência Efe que o início do julgamento foi adiado “por razões de segurança. Este é o primeiro processo judicial que a Eulex tenta levar a cabo no norte do Kosovo, região onde a população é maioritariamente sérvia. Os sérvios do Kosovo contestam a legitimidade do tribunal, pelo que novos protestos não serão surpresa.


03 março 2009

Guiné-Bissau: dois homens com destinos cruzados

O general Tagme Na Waie estava certo quando dizia - e disse-o algumas vezes - que o seu destino e o do Presidente Nino Vieira estavam ligados e que se ele morresse Nino morreria também. Depois de um passado turbulento de inimizades, os dois homens mais poderosos da Guiné-Bissau mantinham uma convivência artificial desde que o Presidente Nino Vieira regressou ao país em 2005 após um exílio de seis anos em Portugal.

(notícia do Público)