26 maio 2013

O Presidente mais pobre do mundo

No post inaugural desta segunda vida do “Civilizacionices…” apresento-vos uma personagem política, conhecida de alguns, certamente, mas talvez desconhecido da grande maioria. As peculiaridades do seu comportamento, enquanto político, deviam ocupar grande parte dos noticiários em horário nobre, mas o povo prefere discutir o empreendedorismo do jovem que tem um negócio de camisolas. A promoção do chico-espertismo, como arma para combater a crise, levada a cabo pelos media, não se coaduna com o exemplo deste homem, por isso não é notícia.


José “Pepe” Mujica nasceu em Montevideu em 1935, é um agricultor e ex-guerrilheiro. Foi preso e torturado pela ditadura (1973-1985) e eleito Presidente da República Oriental do Uruguai em Novembro de 2009. Mujica vive numa modestíssima quinta (uma xácara, como referem as fontes brasileiras) com a sua companheira dos últimos 40 anos, Lucia Topolansky, também ela ex-guerrilheira, e uma velha cadela de 3 patas chamada Manuela. Dos cerca de 10 mil euros mensais do salário de Presidente, “Pepe” distribui cerca de 90 por cento por ONG’s e associações de caridade. Afirma que não precisa de mais do que o suficiente para viver.

O Uruguai é, decididamente, o país mais secular de toda a América e é histórica a sua presença na vanguarda das liberdades civis e individuais. O casamento civil, por exemplo, foi reconhecido em 1837 e uma lei que possibilitava o divórcio foi publicada em 1907. Dois anos depois nova legislação bania “toda e qualquer educação religiosa”. A consagração definitiva da separação entre Estado e Igreja chegou com a Constituição de 1917. Actualmente, seguindo o historial humanista e progressista, o Uruguai foi o primeiro país sul-americano a despenalizar a IVG e, em Março deste ano, legalizou o casamento de pessoas do mesmo sexo e a igualdade de tratamento em processos de adopção. Mantém-se ainda em aberto uma discussão sobre um conjunto de propostas de legislação para regular o cultivo e comercialização de Canábis pelo Estado.


 “O Uruguai ficou em 27º no índice "Freedom in the World" da Freedom House. De acordo com a Economist Intelligence Unit, em 2010, o Uruguai alcançou a 21ª posição no Índice de Democracia, entre os 30 países considerados "democracias plenas" no mundo. O Uruguai se classificou em 24º lugar no Índice de Percepções de Corrupção feito pela Transparência Internacional 
(in: Wikipedia, consultado a 26/05/13)