Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Turquia e da Arménia anunciaram, na quarta-feira, “progressos concretos” nas negociações para a normalização de relações que, desde há dois anos, têm vindo a ser mediadas pela Suiça. “A Arménia e a Turquia”, refere o comunicado da diplomacia de Ierevan, “desenvolveram um intenso trabalho a fim de normalizar as relações bilaterais, no espírito da boa vizinhança e do respeito mútuo” e alcançaram um acordo “que satisfaz as duas partes”.
24 abril 2009
Arménia e Turquia anunciam “progressos concretos” nas negociações
19 abril 2009
Chávez "quer ser amigo" de Obama
Os Presidentes da Venezuela e dos Estados Unidos, Hugo Chávez e Barack Obama, encontraram-se este fim de semana em Port of Spain, capital do arquipélago de Trinidad e Tobago, onde está a decorrer a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Quero ser teu amigo”, disse Chávez a Obama, enquanto lhe estendia a mão para um cumprimento. O encontro foi classificado como “histórico” pela diplomacia venezuelana.
11 abril 2009
O mundo em cartogramas
Um cartograma da população mundial Um cartograma do PNB
Um outro, da mortalidade infantil.Mais cartogramas em: http://www-personal.umich.edu/~mejn/cartograms/
10 abril 2009
08 abril 2009
Chisinau acusa Roménia de instigar protestos e ameaça recorrer à força para repor a ordem
O Presidente da Moldova, Vladimir Voronin, ameaçou hoje recorrer à força para conter os distúrbios dos últimos dias. Além disso, formulou acusações contra a vizinha Roménia, a quem atribuiu a responsabilidade dos protestos. “Ontem estive a ponto de recorrer à força”. disse Voronin aos jornalistas. “Se isto se repetir”, garantiu, “poderemos adoptar as medidas pertinentes” para restabelecer a ordem. A embaixadora moldava na Roménia, Lidia Gutu, já foi convocada pelo seu Governo para regressar a Chisinau.
Moldova vai recontar votos
Um grupo de manifestantes invadiu, esta terça-feira, o Parlamento moldavo na sequência da vaga de protestos na capital, Chisinau. Os protestos visam o resultado das eleições do último domingo, que o Partido Comunista venceu com quase 50% dos votos. A oposição alegou a existência de fraude eleitoral, mas os observadores internacionais condideraram a votação justa. Perante os protestos, porém, o partido do Presidente Vladimir Voronine concordou em fazer uma recontagem.
06 abril 2009
Obama apela ao entendimento entre turcos e arménios
Barack Obama encontrou-se esta segunda-feira, em Istambul, com os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Turquia e da Arménia. A reunião ocorreu paralelamente ao Fórum da Aliança de Civilizações. Um “alto funcionário norte-americano”, citado pelas agências, refere que o Presidente americano “pediu” aos aos altos dignitários que chegassem “rapidamente” a um acordo de normalização de relações. Obama já tinha manifestado, em ocasiões anteriores, a sua posição face à questão arménia, ao afirmar-se convicto de que “o massacre de arménios cometido pelo Império Otomano devia ser classificado de genocídio”.
05 abril 2009
"Mais 5000 militares da NATO para o Afeganistão"
02 abril 2009
Compromisso no G20
O Presidente americano Barack Obama declarou, esta quinta-feira, que a cimeira do G20 deve ser entendida como “um ponto de viragem” na crise mundial. Obama afirmou que as principais potências económicas mundiais chegaram a um acordo “sem precedentes”, relativamente aos “princípios colectivos de acção” a implementar, “para evitar uma depressão”.
O Primeiro-ministro britânico foi mais longe, ao declarar que a crise dará origem a “uma nova ordem mundial”, baseada na cooperação internacional e na reformulação do sistema financeiro. Gordon Brown anunciou também que os países se comprometeram a reforçar a economia mundial, com um bilião e 250 mil milhões de dólares e publicar uma “lista negra” dos paraísos fiscais.