14 setembro 2008

Rússia prepara pacto de defesa para nova conjuntura geopolítica

A Rússia prepara-se para ampliar a vertente militar da Organização do Tratado de Segurança Colectiva (OTSC). A decisão foi tomada no início de Setembro, em Moscovo, na última reunião da Organização. As novas Forças de Reacção Rápida serão compostas por dez Batalhões de tropas russas, bielorussas, arménias, cazaques, uzbeques, tadjiques e quirguizes.


O anúncio foi feito por Nikolai Bordiuja, Secretário-geral da Organização. Bordiuja, citado pela agência Interfax, afirmou que o objectivo da criação deste mecanismo de Defesa colectiva é “garantir o equilíbrio político na Ásia Central, tendo em conta a deterioração da situação no Afeganistão”. O responsável revelou também que o acordo prevê a implementação de um sistema de defesa anti-aérea conjunto.


Os acordos prevêem que, em caso de agressão a um dos membros, os restantes se responsabilizem por garantir a sua defesa. Questionado sobre a abertura de parcerias com a NATO, Bordiuja declarou que os membros de OTSC estariam “prontos para cooperar”, se os países ocidentais em vez de serem “orientados por cálculos políticos” se preocupassem mais com “a segurança dos povos e Estados”.

Sem comentários: