05 agosto 2010

Rússia “pode trair” Arménia

A provável compra, pelo Azerbaijão, de duas baterias antiaéreas Favorit S-300PMU2, de fabrico russo, poderá provocar uma “mudança radical” na “corrida armamentista regional”. A afirmação é do especialista militar arménio Artsrun Hovhannisyan, citado pelo site NEWS.am, esta quinta-feira. A Rússia ainda não terá comentado a possibilidade, mas o site azeri NEWS.az afirma que “o rumor está longe de ser infundado”.

A Rússia é o aliado estratégico da Arménia no Cáucaso do Sul, como tal, a notícia foi mal recebida em Erevan. “Se o S-300PMU2 Favorit for vendido ao Azerbaijão”, continua Hovhannisyan, isso pode ser encarado como “um acto de traição” de Moscovo em relação “ao seu parceiro estratégico” e à Arménia não restará alternativa a uma “viragem a ocidente” e à “compra de armas ofensivas”.

A Arménia e o Azerbaijão mantém, desde o desmembramento da União Soviética, uma relação difícil, fruto da disputa em torno da região de Nagorno-Karabach. Este território, internacionalmente reconhecido como pertencente ao Azerbaijão, proclamou independência em 1991. Como consequência, visto que o território era composto maioritariamente por arménios, desencadeou-se uma série de conflitos que culminaram com a invasão de toda a região pelas tropas arménias.

Em 1994, com mediação da Federação Russa, foi alcançado um cessar-fogo, que manteve a região de Nagorno-Karabakh sob controlo arménio. O conflito causou mais de 20 mil baixas. Tropas arménias e azeris mantêm, desde então, significativos contingentes junto à linha de cessar-fogo. A OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) classifica a situação como um “conflito congelado”, mesmo tendo em conta os confrontos que, em 2008, fizeram dezenas de mortos de ambos os lados.

A Arménia tem uma situação geopolítica delicada. A ocidente tem a Turquia, inimigo de estimação, país que “usurpou” um dos seus símbolos nacionais, o monte Ararat e insiste em não reconhecer o massacre de dois milhões de arménios no início do século XX. A oriente, o Azerbaijão, povo turcófono que obteve a independência do Império Otomano após a I Guerra Mundial e desde aí mantêm boas relações com a Turquia.

Sem comentários: