Os mercados de capitais viveram hoje outro dia de pânico. Em Lisboa, a queda do índice PSI20 atingiu o valor histórico de 9,86 porcento. A bolsa de Paris perdeu mais de nove porcento, a de Londres quase oito e a de Frankfurt sete. A situação mais dramática viveu-se em Moscovo, onde as transacções foram interrompidas várias vezes, tendo fechado com uma desvalorização de mais de dezanove pontos percentuais.
Mesmo depois de os EUA terem, na última sexta-feira, adoptado o “Plano Paulson modificado”, para salvar o sistema financeiro federal, o início da semana também foi negro nos mercados de capitais norte-americanos. Os investidores começaram a semana pessimistas, tendo os principais índices registado perdas na ordem dos quatro porcento.
Segundo analistas citados pela AFP, “o temor desencadeado pela grande operação de resgate do banco hipotecário alemão Hypo” foi o responsável pelo crash desta segunda-feira que, de acordo com a fonte, “acabou com a ilusão de que as grandes intervenções estatais” sejam a solução para “conter rapidamente a crise financeira mundial”.
Sem comentários:
Enviar um comentário