16 março 2009

“Se isto não é racismo então eu não sei o que é o racismo”

Benjamin Netanyahu, líder do Likud, o segundo partido mais votado nas legislativas israelitas, alcançou este domingo um acordo de governação com o partido de extrema-direita encabeçado por Avigdor Lieberman, o Israel Beiteinu (Nossa Casa Israel).

Citado pela AFP, Guideon Saar, um deputado do Likud, garantiu aos jornalistas que os partidos chegaram a um acordo “em todos os princípios e assuntos e na distribuição de ministérios e sobre a opção de um gabinete de união”.

A pasta dos Negócios Estrangeiros, será entregue aos ultra-nacionalistas, facto que está a preocupar os líderes palestinianos e a comunidade internacional. Também os ministérios da Segurança Interna, das Infra-estruturas, do Turismo e da Integração serão entregues ao Israel Beiteinu.

O negociador palestiniano Saeb Erekat lamentou, segundo a Euronews, que o próximo chefe da Diplomacia israelita pertença a um partido que “defende abertamente no seu programa político a expulsão dos não judeus de Israel”. “Se isto não é racismo”, disse Erekat aos jornalistas, “então eu não sei o que é o racismo”.

Sem comentários: