08 agosto 2008

Exército da Geórgia invade capital da Ossétia do Sul

Tropas georgianas atacaram, na noite desta quinta-feira, a cidade de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul, uma das províncias separatistas deste país do Cáucaso. Vladimir Putin, Primeiro-ministro da Federação Russa, já afirmou que o Governo da Geórgia terá que lidar com as inevitáveis consequências.

Putin, que se encontra na China a participar na abertura dos Jogos Olímpicos, disse, durante um encontro com o Presidente do Cazaquistão, que “veículos militares, artilharia e tanques” provocaram mortos e feridos, entre os quais “membros russos da manutenção de paz”, o que considerou “muito preocupante”, porque o incidente “vai certamente ter uma resposta”.

Segundo o comandante da força de paz para a Ossétia do Sul, os blindados do exército georgiano entraram em Tskhinvali, provocando “combates violentos por toda a cidade”. O Governo da Geórgia argumenta que a campanha militar se destina a “repor a ordem constitucional” na região, que declarou unilateralmente a independência em 1992, com o fim da União Soviética.

Sem comentários: