21 agosto 2008

Lar, doce lar

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos da América envolveram-se numa querela imobiliária. Esta quinta-feira, Obama lançou uma polémica sobre o facto de, quando indagado sobre quantas casas possui, John McCain ter hesitado e não ter respondido. O candidato democrata considerou que este desconhecimento é uma demonstração da alienação do candidato republicano, que do topo da sua riqueza, não consegue compreender as dificuldades económicas do cidadão comum.

Segundo o Globo online, Obama criticou também um discurso de McCain, proferido num evento sobre fé, no qual este tinha afirmado que “só considerava rico quem ganhava mais de 5 milhões de dólares por ano” e que a economia americana continuava “fundamentalmente forte”. O democrata disse que, se McCain “só considera rico quem ganha mais de 5 milhões de dólares e não sabe ao certo quantas casas tem, então não é surpreendente que possa achar que a economia está forte”.

Obama, dirigindo-se directamente a McCain , disse que se este fosse “como eu, que tenho uma casa", ou como "milhões de pessoas em dificuldades para manter as hipotecas” poderia “ter uma perspectiva diferente” sobre a economia do país. Em resposta à referência às casas do casal McCain, que se especula serem “pelo menos sete”, a candidatura republicana já reagiu. Brian Rogers, porta-voz do candidato republicano, perguntou se Obama, que “comprou uma mansão milionária com a ajuda de um condenado”, estava, com estas afirmações, a tentar iniciar um “debate sobre casas”.

Sem comentários: