18 outubro 2009

Frágeis avanços na reconciliação turco-arménia

As selecções nacionais turca e arménia encontraram-se esta quarta-feira em Bursa, no oeste da Turquia. no contexto do apuramento para o mundial de futebol. As equipas contaram com a presença dos Presidentes Abdullah Gul e Serge Sarkissian.

O Chefe de Estado turco ficou embaraçado quando o público vaiou o hino da Arménia. O jogo aconteceu quatro dias depois dos dois líderes terem assinado um conjunto de acordos, com vista à reabertura das fronteiras e ao estabelecimento de relações diplomáticas. A efectividade dos acordos está, porém, condicionada pela aprovação dos parlamentos nacionais.

Segundo o jornal Público, o Governo de Baku criticou o aliado turco, por assinar o documento antes de haver uma solução de compromisso para a questão do enclave de Nagorno-Karabakh. O Ministério dos Negócios Estrangeiros azeri difundiu um comunicado no qual considera que a abertura das fronteiras “colocará em xeque a paz regional e a segurança”.

04 agosto 2009

Bill Clinton consegue libertação de jornalistas detidas na Coreia do Norte

As autoridades da Coreia do Norte libertaram, esta terça-feira, as duas jornalistas americanas que estavam detidas no país desde Março. Kim Jong-il foi sensível ao pedido do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton que, segundo o Público, terá “apresentado um pedido de desculpas”, que resultou num “perdão especial” às duas repórteres condenadas.

30 julho 2009

Gaza: pai matou a filha por esta ter telemóvel

(isto é uma notícia da TVI)

Em Gaza, território palestiniano dominado pelos fundamentalistas islâmicos do Hamas, um cidadão terá assassinado a própria filha por ter descoberto que esta possuía um telemóvel. A denúncia partiu de duas associações de defesa dos direitos humanos que, segundo a TVI24, garantiram que o crime terá sido perpetrado “em defesa da honra da família”.

O palestiniano, de nome Jawdat al-Najar, terá suspeitado que a filha de 27 anos, divorciada e com cinco filhos, usava o aparelho para comunicar com um homem exterior à família. De acordo com a mesma fonte, o homicida já se entregou à polícia e confessou o crime. Detidos foram também três dos irmãos da vítima, acusados de cumplicidade.

26 julho 2009

Grande Corrida à Portuguesa

Já vem um bocado fora de tempo, mas não deixa de ter a sua graça.



25 julho 2009

Zelaya vai continuar a tentar entrar nas Honduras

O Presidente das Honduras, Manuel Zelaya, depois de ter sido impedido de entrar no seu país por terra, na tarde de ontem, garante que não desiste das suas intenções. Na fronteira com a Nicarágua, onde estão concentrados muitos dos seus apoiantes, Zelaya atravessou a fronteira por alguns minutos, tendo recuado para evitar a confrontação com a polícia, que tem ordens para o deter. “O povo hondurenho não aceita ditadores”, disse Zelaya em entrevista a uma rádio local. “Não podem governar este país à força de baioneta”, exclamou o Presidente deposto, referindo-se à postura do Governo golpista, liderado por Roberto Micheletti.

19 julho 2009

Perguntas e respostas sobre Ciberguerra

In: DN - 18Jul09

O que é a ciberguerra?

É o uso dos computadores e da Internet para levar a cabo uma guerra no ciberespaço.

Que tácticas são mais usadas?

A ciberespionagem, a distribuição de ataques de recusa de serviço e a propagação de vírus são algumas das tácticas mais utilizadas.

O que é a distribuição de um ataque de recusa de serviço?

Uma recusa de serviço, DoS, faz com que o acesso a um determinado 'site' fique demasiado lento ou seja mesmo impossível.

O que são cavalos de Tróia?

É o termo usado para classificar 'software' malicioso que dá ao utilizador a ilusão de estar a fornecer uma função desejável, quando na realidade está a conceder acesso ao seu computador. Actualmente são usados para roubar dados confidenciais do utilizador, como a palavra de passe bancária.

Quem lança ciberataques?

Todo o tipo de pessoas, desde o adolescente entediado que anda à procura de aventura, até governos, grupos de dissidentes, grupos de criminosos... Durante as recentes manifestações no Irão, a oposição iraniana lançou vários ataques, entre os quais DoS, contra sites pró-Ahmadinejad.

Quantos países têm desenvolvido essa capacidade?

120 países pelo menos, segundo um relatório divulgado, em 2007, pela americana McAfee.

Que medidas estão a ser tomadas pelos governos?

A administração norte-americana de Barack Obama está apostada em fazer frente ao problema, tendo sido criado no Pentágono uma espécie de ciberczar. Quem vier a ocupar o cargo vai ficar encarregue da luta aos ciberataques. Manter computadores desligados da rede e da Internet é uma das medidas tomadas pelo Pentágono para proteger informações altamente confidenciais. Isto para evitar situações de espionagem que possam, por exemplo, colocar em perigo os militares americanos. Em Abril deste ano, os EUA informaram que a resposta ou a reparação dos estragos feitos.

E a Europa?

93% das empresas da UE usavam a Internet em 2007, segundo dados da Comissão Europeia. A comissária europeia da Informação e Media, Viviane Reding, tem acusado os Governos dos 27 de serem negligentes e defendido a criação de um ciberczar também na UE. "Apenas um mês de interrupção de Internet teria perdas económicas de 150 mil milhões de euros" , disse a comissária, que no mês passado defendeu o reforço da legislação europeia nesta área.

17 julho 2009

Chávez anuncia regresso de Zelaya às Honduras

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, garantiu esta sexta-feira que o Chefe de Estado deposto das Honduras regressará ao país “nas próximas horas”. As afirmações foram proferidas em La Paz, durante um encontro com o seu homólogo boliviano, Evo Morales. “Nós estamos com Zelaya”, disse Chávez. “Os gorilas mantém bloqueadas quase todas as rodovias, o país está paralisado, é um país ingovernável”, acrescentou, referindo-se aos golpistas. O executivo interino avisou que, se voltar ao país, Manuel Zelaya será detido.

15 julho 2009

Não desista!

(recebido por email)

“Mención especial merecen los carteles de Ferreira Leite que jalonan las carreteras portuguesas. "Não desista. Todos somos precisos", reza. Pero la desolada foto en blanco y negro de la candidata, sin maquillar, podría hacer pensar a los turistas que visitan el Algarve que se trata del mensaje de una asociación de apoyo a la tercera edad o de prevención del suicidio.”

In: La Vanguardia

09 julho 2009

Coreia do Norte acusada de lançar ciberataque nos Estados Unidos e na Coreia do Sul

A Coreia do Norte está a ser acusada de estar por detrás do ciberataque que tem afectado, nos últimos dias, um largo número de sites norte-americanos e sul-coreanos. As páginas web da Casa Branca, do Pentágono, da NSA (Agência de Segurança Nacional), entre outras, foram atacadas no fim de semana. Na terça-feira à noite, cerca de 12 mil computadores particulares terão sido utilizados para desferir um ataque, que afectou “cerca de 25 sites” sul-coreanos, “deixando-os fora de serviço por cerca de quatro horas”, relata a AFP, citando os media locais.

Leia a peça aqui

08 julho 2009

Hu Jintao antecipa regresso à China

Em Urumqi, capital da região autónoma chinesa de Xinjiang, esta quarta-feira foi mais calma, depois de três dias de batalhas campais entre chineses das etnias han e uigure. Um contingente do Exército Popular tomou conta das ruas e as autoridades locais já anunciaram que a pena de morte será aplicada aos condenados por homicídio. O Presidente Hu Jintao, que estava em Itália para participar na cimeira do G8, regressou antecipadamente ao seu país. Fontes não oficiais relatam que os confrontos na província de maioria muçulmana já provocaram mais de 400 mortos e milhares de detidos.

06 julho 2009

Obama e Medvedev anunciam acordos de cooperação

Os Presidentes dos Estados Unidos da América e da Federação da Rússia, Barack Obama e Dmitri Medvedev, reuniram-se em Moscovo na tarde desta segunda-feira. Os dois Chefes de Estado falaram de questões sensíveis, como a construção do escudo americano ou a integridade territorial da Geórgia, mas focaram as suas declarações à imprensa nos assuntos em que chegaram a acordo. Os líderes das duas potências reafirmaram, por um lado, o compromisso de estabelecer uma meta para a redução do arsenal nuclear e, por outro, no estabelecimento de “um acordo básico” relativo ao trânsito aéreo americano em direção ao Afeganistão, através do território russo.

05 julho 2009

25 junho 2009

Americanos preparam retirada de cidades iraquianas

O Primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, apelou hoje à população para que se mantenha calma, tendo afirmado que as forças de segurança “estão prontas para a missão” de garantir a estabilidade nas ruas. O anúncio foi feito no dia em que se tornou público que as tropas de combate americanas sairão, na próxima terça-feira, de todas as cidades iraquianas. Segundo a AFP, este mês já morreram mais de 200 pessoas vítimas de atentados terroristas no Iraque.

22 junho 2009

Regime iraniano endurece repressão

As autoridades de Teerão endureceram, hoje, as medidas de contenção dos manifestantes anti-Governo. Uma unidade de elite da Guarda Revolucionária foi chamada para impedir a realização de novos protestos. Segundo a Agência Efe, cerca de dois mil soldados e membros da milícia Basij, armados com bastões e gás lacrimogéneo, carregaram sobre mil opositores que se concentravam na Praça de Haft-e Tir.

Também esta segunda-feira, o Conselho dos Guardiões da Constituição admitiu, citado pela mesma fonte, que “em pelo menos 50 cidades houve mais votos do que o número de pessoas registadas para votar”. Mas o órgão supremo da República Islâmica considera que a situação “é normal”, porque a lei eleitoral prevê que os cidadãos possam votar “em qualquer cidade e não somente onde estão registados”. Além disso, a situação “só afecta três milhões de votos”, o que não parece incomodar a comissão eleitoral.

16 junho 2009

Manifestações antagónicas enchem ruas de Teerão

A capital iraniana viveu hoje o quarto dia de protestos, depois da vitória eleitoral do Presidente Ahmadinejad na última sexta-feira. Milhares de pessoas concentraram-se esta tarde, em diferentes locais do centro de Teerão. Apoiantes do Presidente e do candidato derrotado, Mir-Hossein Mousavi, expressaram-se ruidosamente em manifestações antagónicas. Depois da cobertura dos protestos de segunda-feira, que tinham sido proibidos pelo Governo, as autoridades decretaram um blackout informativo aos media estrangeiros.

08 junho 2009

Rússia vai reformar Forças Armadas

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, prepara-se para operar grandes reformas na estrutura militar, segundo informações veiculadas na imprensa desta segunda-feira. O Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, general Nikolai Makarov, citado pelo blogue “Da Rússia”, defendeu a criação de “uma estrutura mais flexível” para a Instituição Militar do país. A decisão está a criar desconforto entre os oficiais de alta patente, que vêem os seus privilégios postos em causa.

Leia a peça completa aqui

02 junho 2009

Transnístria quer ter duas bandeiras

Um porta-voz do parlamento da Transnístria, república secessionista da Moldova, anunciou esta terça-feira que “a comissão parlamentar para a legislação prevê a coexistência de duas bandeiras” para o território. Uma, “de estado”, continua a ser a antiga bandeira da República Socialista Soviética da Moldávia, que a região adoptou na autoproclamação de independência, em 1991. Uma segunda, “nacional”, ostentará o tricolor russo e representará a união com a Pátria-mãe, garantiu o reponsável político, citado pela agência RIA Novosti.

Sobre a Transnístria:

Pridnestróvia ou Transnístria?

01 junho 2009

Foi apenas um interregno

Foi apenas um interregno. O Civilizacionices está vivo. Com a promessa de, em breve, publicar umas peças da minha autoria. Mas entretanto, deixo aqui um link para um artigo do “Meridiano 47”, uma publicação afecta ao Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, que costumo seguir. O assunto, ao qual gostaria de ter dado mais atenção, é o anunciado fim da guerra no Sri Lanka, após a queda do último reduto dos Tigres Tamil e a morte do líder guerrilheiro Prabhakaran.

Sri Lanka: A guerra acabou, e agora?

24 abril 2009

Arménia e Turquia anunciam “progressos concretos” nas negociações

Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Turquia e da Arménia anunciaram, na quarta-feira, “progressos concretos” nas negociações para a normalização de relações que, desde há dois anos, têm vindo a ser mediadas pela Suiça. “A Arménia e a Turquia”, refere o comunicado da diplomacia de Ierevan, “desenvolveram um intenso trabalho a fim de normalizar as relações bilaterais, no espírito da boa vizinhança e do respeito mútuo” e alcançaram um acordo “que satisfaz as duas partes”.

19 abril 2009

O "arquipélago" da Palestina Oriental

Eis uma fantástica representação da vida dos palestinianos. Para reflectir...

Chávez "quer ser amigo" de Obama

Os Presidentes da Venezuela e dos Estados Unidos, Hugo Chávez e Barack Obama, encontraram-se este fim de semana em Port of Spain, capital do arquipélago de Trinidad e Tobago, onde está a decorrer a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Quero ser teu amigo”, disse Chávez a Obama, enquanto lhe estendia a mão para um cumprimento. O encontro foi classificado como histórico pela diplomacia venezuelana.

11 abril 2009

O mundo em cartogramas

Um planisfério tradicional

Um cartograma da população mundial Um cartograma do PNB
Um outro, da mortalidade infantil.Mais cartogramas em: http://www-personal.umich.edu/~mejn/cartograms/

08 abril 2009

Chisinau acusa Roménia de instigar protestos e ameaça recorrer à força para repor a ordem

O Presidente da Moldova, Vladimir Voronin, ameaçou hoje recorrer à força para conter os distúrbios dos últimos dias. Além disso, formulou acusações contra a vizinha Roménia, a quem atribuiu a responsabilidade dos protestos. “Ontem estive a ponto de recorrer à força”. disse Voronin aos jornalistas. “Se isto se repetir”, garantiu, “poderemos adoptar as medidas pertinentes” para restabelecer a ordem. A embaixadora moldava na Roménia, Lidia Gutu, já foi convocada pelo seu Governo para regressar a Chisinau.

Moldova vai recontar votos

Um grupo de manifestantes invadiu, esta terça-feira, o Parlamento moldavo na sequência da vaga de protestos na capital, Chisinau. Os protestos visam o resultado das eleições do último domingo, que o Partido Comunista venceu com quase 50% dos votos. A oposição alegou a existência de fraude eleitoral, mas os observadores internacionais condideraram a votação justa. Perante os protestos, porém, o partido do Presidente Vladimir Voronine concordou em fazer uma recontagem.

06 abril 2009

Obama apela ao entendimento entre turcos e arménios

Barack Obama encontrou-se esta segunda-feira, em Istambul, com os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Turquia e da Arménia. A reunião ocorreu paralelamente ao Fórum da Aliança de Civilizações. Um “alto funcionário norte-americano”, citado pelas agências, refere que o Presidente americano “pediu” aos aos altos dignitários que chegassem “rapidamente” a um acordo de normalização de relações. Obama já tinha manifestado, em ocasiões anteriores, a sua posição face à questão arménia, ao afirmar-se convicto de que “o massacre de arménios cometido pelo Império Otomano devia ser classificado de genocídio”.

02 abril 2009

Compromisso no G20

O Presidente americano Barack Obama declarou, esta quinta-feira, que a cimeira do G20 deve ser entendida como “um ponto de viragem” na crise mundial. Obama afirmou que as principais potências económicas mundiais chegaram a um acordo “sem precedentes”, relativamente aos “princípios colectivos de acção” a implementar, “para evitar uma depressão”.

O Primeiro-ministro britânico foi mais longe, ao declarar que a crise dará origem a “uma nova ordem mundial”, baseada na cooperação internacional e na reformulação do sistema financeiro. Gordon Brown anunciou também que os países se comprometeram a reforçar a economia mundial, com um bilião e 250 mil milhões de dólares e publicar uma “lista negra” dos paraísos fiscais.

27 março 2009

Rússia anucia militarização do Árctico

A Rússia fez saber, esta semana, que pretende criar um contingente militar especial para o Árctico, através da publicação do documento “Bases da Política Estatal da Rússia no Árctico até 2020 e Posterior Perspectiva”. Segundo o blogue Da Rússia, a região “deve passar a ser controlada pelo Serviço Federal de Segurança (FSB, ex-KGB)” e transformar-se “numa estratégica base de recursos da Federação da Rússia” até 2016.

Ler a peça completa aqui!

25 março 2009

Trabalhistas integram Governo israelita

O Partido Trabalhista israelita, reunido em congresso extraordinário em Telavive, aprovou esta terça-feira a entrada na nova coligação governamental. Segundo o Público, o Governo será liderado por Benjamin Nethanyahu e contará com o apoio dos 15 deputados do Israel Beiteinu, de extrema-direita, de 13 trabalhistas e 11 do Shas, partido religioso ultra-ortodoxo.

24 março 2009

Sirenes voltam a tocar em Belgrado, dez anos depois

A Sérvia assinalou hoje, com sirenes e sinos de igreja, o décimo aniversário do início dos bombardeamentos da NATO sobre o seu território. A 24 de Março de 1999, a pretexto de impedir uma limpeza étnica, alegadamente praticada pelos sérvios contra os albaneses no Kosovo, a Aliança Atlântica deu início aos raides aéreos sobre Belgrado, Capital da extinta República Federal da Jugoslávia.

Os bombardeamentos duraram 78 dias, até que o Presidente Slobodan Milosevic acedeu a retirar as tropas da província separatista, abrindo o caminho aos rebeldes albaneses do UÇK (Exército de Libertação do Kosovo) e aos militares da NATO. Actualmente, os Estados Unidos têm várias instalações militares no Kosovo, sendo a maior delas uma base que ocupa 386 hectares e tem um perímetro de 11 quilómetros.

21 março 2009

Obama lança apelo ao diálogo com Teerão

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou hoje um apelo mediático aos políticos iranianos, no sentido de iniciar um diálogo directo com Teerão. Por ocasião do ano novo persa, Obama garantiu na televisão que está empenhado na retoma do diálogo com a República Islâmica, através de “um diálogo honesto e fundado no respeito mútuo”.

Leia mais no Expresso ou no Público

Primeiros-ministros sérvio e croata reunem-se em Belgrado

O Primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, recebeu esta sexta-feira em Belgrado o seu homólogo croata, Ivo Sanader. Os Chefes de Governo afirmaram-se empenhados no estreitamento das relações bilaterais. O restabelecimento, entre os dois países balcânicos, dos laços económicos e políticos é um passo importante na estabilização da região. Apesar de ter sido recebido na Sérvia com protestos, Sanader garantiu, citado pelo Herald Tribune, que os dois vizinhos “não vão esquecer o passado”, mas não devem “continuar a viver nele”.

16 março 2009

“Se isto não é racismo então eu não sei o que é o racismo”

Benjamin Netanyahu, líder do Likud, o segundo partido mais votado nas legislativas israelitas, alcançou este domingo um acordo de governação com o partido de extrema-direita encabeçado por Avigdor Lieberman, o Israel Beiteinu (Nossa Casa Israel).

Citado pela AFP, Guideon Saar, um deputado do Likud, garantiu aos jornalistas que os partidos chegaram a um acordo “em todos os princípios e assuntos e na distribuição de ministérios e sobre a opção de um gabinete de união”.

A pasta dos Negócios Estrangeiros, será entregue aos ultra-nacionalistas, facto que está a preocupar os líderes palestinianos e a comunidade internacional. Também os ministérios da Segurança Interna, das Infra-estruturas, do Turismo e da Integração serão entregues ao Israel Beiteinu.

O negociador palestiniano Saeb Erekat lamentou, segundo a Euronews, que o próximo chefe da Diplomacia israelita pertença a um partido que “defende abertamente no seu programa político a expulsão dos não judeus de Israel”. “Se isto não é racismo”, disse Erekat aos jornalistas, “então eu não sei o que é o racismo”.

15 março 2009

Imigrantes manifestam-se em Lisboa contra a desigualdade de direitos

Cerca de 30 organizações de imigrantes, anti-racismo, culturais, religiosas e outras, promoveram este domingo, em Lisboa, uma manifestação que juntou mais de mil pessoas. Os manifestantes protestaram contra a desigualdade de direitos dos estrangeiros a trabalhar em Portugal ilegalmente. Uma das associações que organizou o protesto estima que existam actualmente cerca de 60 mil imigrantes em situação irregular em Portugal.

13 março 2009

Vinte anos de Web

A World Wide Web assinala este ano o seu vigésimo aniversário. A data foi ontem comemorada no CERN, (Laboratório Europeu de Física de Partículas) e contou com a presença de Tim Berners-Lee, o seu “inventor”.

O cientista britânico pretendia, com a sua rede, pôr em comunicação permanente os cientistas de todo o mundo que colaboravam com o Laboratório, de uma forma fácil e acessível a todos. Hoje, Berners-Lee é um importante activista dos direitos de privacidade na Internet, tendo fundado a World Wide Web Foundation, uma ONG cujo objectivo é “fazer avançar a Web, ligar a humanidade e dar poder às pessoas”.

É habitual confundir Internet com World Wide Web. A A Web é uma maneira de aceder à informação que está na Internet, um modelo que usa o protocolo HTTP para compartilhar os dados. A Internet surgiu em 1971, através da sua antecessora Arpanet, que resultava das pesquisas de uma rede de laboratórios subsidiados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

09 março 2009

Irão anuncia testes bem sucedidos em novos mísseis ar-terra

O Irão anunciou este domingo, através da agência noticiosa oficial Fars, que testou com sucesso o novo modelo de míssil ar-terra. “Os especialistas em defesa do Irão”, garante a fonte, citada pela Globo, “são capazes de instalar mísseis de 110 quilómetros de alcance em aviões de combate e dispará-los com sucesso”.

08 março 2009

IRA-Verdadeiro reivindica ataque na Irlanda do Norte

O IRA-Verdadeiro, um grupo dissidente do extinto Exército Republicano Irlandês (IRA), reivindicou o ataque deste sábado, do qual resultaram dois mortos e quatro feridos, contra instalações do exército britânico na Irlanda do Norte. Segundo a Euronews, durante 2008 “multiplicaram-se as tentativas de homicídio contra polícias”, tendo o Governo britânico enviado, ao longo das últimas semanas, um contingente de forças especiais para o território, “com a missão de apertar a vigilância aos dissidentes”.

07 março 2009

Um clique nas relações russo-americanas: reinício ou sobrecarga?

A Rússia e os Estados Unidos da América assumiram, esta sexta-feira, o compromisso de renegociar o tratado START, que regulava uma redução progressiva do arsenal nuclear dos dois países. O acordo foi assinado em 1991 e expira no fim deste ano, pelo que os chefes da diplomacia dos dois países se comprometeram em renovar as condições do tratado até à data limite. Hillary Clinton e Sergei Lavrov estiveram reunidos em Genebra e protagonizaram uma situação algo embaraçosa para a Administração Obama.

Nas declarações conjuntas aos jornalistas, depois de sublinhar que “a maior prioridade dos nossos governos” é a redução dos arsenais nucleares, Clinton afirmou, ao mesmo tempo que entregava ao seu homólogo russo um comando com um botão vermelho: “Temos de reiniciar as nossas relações e vamos fazê-lo juntos”. No entanto, a caixa amarela que simbolizava o reinício das relações, continha um erro de tradução. Clinton perguntou a Lavrov se a palavra “reiniciar” estaria bem traduzida e este respondeu que não, que a palavra “peregruzka”, gravada no comando, quer dizer “sobrecarga”.

.

05 março 2009

Croácia prepara entrada na NATO mas diferendo com Eslovénia pode atrasar adesão à UE

A Eslovénia está a atrasar o processo de adesão da Croácia à União Europeia. Os dois vizinhos mantém, desde 1991, um litígio fronteiriço relativo à Baía de Piran, uma pequena baía no sul do golfo de Trieste, no norte do mar Adriático e os eslovenos querem ver essa questão resolvida antes da adesão. O Primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, entrevistado pela Euronews, mostrou-se optimista quanto à integração e congratulou-se pela adesão do seu país à NATO, que está agendada para Abril. Alguns partidos nacionalistas eslovenos reclamam, no entanto, um referendo que questione a integração da Croácia na Aliança Atlântica.

Leia a entrevista (ou veja o video) aqui

04 março 2009

Insónia

“Desde que os bancos começaram a falir nem consigo dormir bem”

(recebido por email)