07 fevereiro 2008

Pridnestróvia ou Transnístria?

A Transnístria é uma região situada no leste da República Moldova, fazendo fronteira com a Ucrânia e separada geograficamente do restante território moldavo pelo rio Dniestre.

Em 1991, ano da sua independência da URSS, a Moldova reclamou, na sua proclamação oficial de independência, o direito histórico da soberania sobre o território. Como consequência disso, a República Moldava da Pridnestróvia (ou Transnístria) proclamou a sua independência.

Apesar de uma tentativa de invasão pela Moldova, o apoio militar de Moscovo e Kiev permitiu à região manter, a partir daí, uma total autonomia política em relação a Chissinau. Actualmente, os partidos moldavos não participam, inclusivamente, nos processos democráticos de eleição política no território.

A ligação política da Pridnestróvia à República Moldova deve-se em grande parte à estratégia geopolítica da URSS no período pós-segunda guerra mundial. Em 1940, Estaline invade a Moldávia, anexando Pridnestróvia ao território que mais tarde seria a República Socialista Soviética Moldava.

Os dois nomes distintos derivam das influências civilizacionais: "Pridnestróvia" é o nome eslavo e" Transnístria" o de influência latina.


Sem comentários: