20 janeiro 2008

Eleições na Sérvia


Ultra-nacionalista vence primeira volta


Os Telejornais não falaram muito nisso, mas hoje foi dia de eleições na Sérvia. O candidato ultra-nacionalista Tomislav Nikolic foi o vencedor da primeira volta, tendo garantido cerca de 40% dos votos contra os 35% obtidos pelo segundo classificado .

Esta vitória sobre o actual presidente, o europeísta Boris Tadic, vem acentuar o receio, entre as elites liberais sérvias, da paralisação da política de reformas que a Sérvia tem feito nos últimos anos, com vista à adesão à União Europeia.

O confronto entre os dois líderes políticos vai decidir qual a aliança estratégica que a Sérvia vai adoptar: com a vitória de Tadic, ganha a aliança com a EU e os países ocidentais. Sendo Nikolic o vencedor, certamente se verificará um reforço da tradicional aliança com Moscovo.

Durante a campanha, os dois candidatos opuseram-se a uma declaração de independência por parte do Kosovo. Os líderes albano-kosovares têm adiado essa declaração, mas a delicada questão do Kosovo vai certamente sofrer desenvolvimentos após a segunda volta, que se realizará a 3 de Fevereiro.

Sem comentários: