10 janeiro 2009

Crise do gás sem fim à vista

A Ucrânia e a Rússia não chegaram a acordo sobre as condições do fornecimento de gás, adiantou este sábado o presidente da petrolífera ucraniana Naftogaz, Oleg Dubina. Citado pela Agência Efe, Dubina considerou que, depois do fracasso das conversações entre as empresas, “as negociações deverão continuar a outro nível”, referindo-se aos Governos dos dois países.

A Rússia e a União Europeia assinaram hoje um protocolo com vista a restabelecer o fornecimento de gás natural à Europa. Espera-se que a Ucrânia assine o mesmo acordo, que garante o restabelecimento aos países europeus dependentes do abastecimento por território ucraniano. O Primeiro-ministro Checo Mirek Topolanek, Presidente em exercício do Conselho Europeu, está em Kiev para garantir a assinatura do acordo pela Chefe de Governo ucraniana, Iúlia Timochenko.

O Primeiro-ministro russo Vladimir Putin advertiu o Governo da Ucrânia que, apesar de tencionar retomar o fornecimento “assim que o mecanismo de controlo estiver operacional”, voltará a interrompê-lo se detectar “novos roubos” de gás em território ucraniano. “As nossas acções não são para piorar, mas para melhorar a situação na Ucrânia, para ajudá-la a livrar-se dos desonestos e tornar a sua economia mais transparente”, garantiu Putin.

Sem comentários: