20 janeiro 2009

"Gaffe" na tomada de posse de Obama

Numa cerimónia que juntou mais de dois milhões de pessoas, Barack Obama tomou posse como 44º Presidente dos Estados Unidos da América. No juramento solene, o Presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, cometeu uma “gaffe” na leitura do texto. Obama estranhou imediatamente o erro e tentou emendá-lo, mas não conseguiu.

“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e farei o melhor que estiver ao meu alcance para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”, declarou Obama, repetindo as palavras de Roberts.

O novo Presidente, porém, estranhou a palavra “fielmente”, tendo feito uma pausa, como se esperasse que o Presidente do Supremo Tribunal se emendasse. Mas este repetiu a frase, que foi novamente repetida por Obama, com as mesmas palavras.

Segundo um analista citado pela AFP, a “gaffe” não afecta a validade da tomada de posse. A mesma agência afirma que “durante o almoço que seguiu a cerimónia, Roberts pareceu pedir desculpas a Obama, que riu e apertou sua mão”.

Sem comentários: