Numa cerimónia que juntou mais de dois milhões de pessoas, Barack Obama tomou posse como 44º Presidente dos Estados Unidos da América. No juramento solene, o Presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, cometeu uma “gaffe” na leitura do texto. Obama estranhou imediatamente o erro e tentou emendá-lo, mas não conseguiu.
“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e farei o melhor que estiver ao meu alcance para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”, declarou Obama, repetindo as palavras de Roberts.
O novo Presidente, porém, estranhou a palavra “fielmente”, tendo feito uma pausa, como se esperasse que o Presidente do Supremo Tribunal se emendasse. Mas este repetiu a frase, que foi novamente repetida por Obama, com as mesmas palavras.
Segundo um analista citado pela AFP, a “gaffe” não afecta a validade da tomada de posse. A mesma agência afirma que “durante o almoço que seguiu a cerimónia, Roberts pareceu pedir desculpas a Obama, que riu e apertou sua mão”.
Sem comentários:
Enviar um comentário