22 junho 2008

Tsvangirai abandona corrida presidencial no Zimbabué

Em Harare, centenas de apoiantes do Presidente Robert Mugabe invadiram, este Domingo, o estádio onde se preparava a realização de um comício do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), partido do candidato oposicionista Morgan Tsvangirai. À pedrada e à paulada, os partidários de Mugabe obrigaram os militantes da oposição, jornalistas e observadores eleitorais, a abandonar o recinto.

Segundo uma fonte do MDC, citada pela Reuters, Morgan Tsvangirai, que ganhou a primeira volta das eleições, prepara-se para retirar a sua candidatura à presidência do Zimbabué. “Não se justifica a nossa vontade de ir a eleições por causa da violência e porque o ZANU-PF já decidiu o resultado final”, declarou o porta-voz da oposição. As declarações surgiram pouco tempo depois do incidente no estádio.

O porta-voz do MDC acusou ainda o regime de “provocar a oposição para que responda de forma violenta”. Mugabe já tinha declarado que, independentemente do resultado das eleições, “só Deus” o poderia retirar do poder. Desde a realização da primeira volta, a 29 de Março, o candidato da oposição já foi detido cinco vezes, enquanto realizava acções de campanha e mais de 70 membros do MDC foram assassinados.

Sem comentários: