03 fevereiro 2008

Turcos manifestam-se pela proibição do véu nas Universidades



Cerca de 100 mil turcos manifestaram-se este sábado, no centro de Ancara, para protestar contra a revisão constitucional que, entre outras medidas, aprovará o levantamento da proibição do uso do véu islâmico nas universidades. O pano de fundo dos protestos foi o mausoléu de Mustafá Kemal "Ataturk", fundador da Turquia moderna. Os manifestantes temem que a medida represente um avanço do Islão nas instituições da Turquia laica e secular.


Os líderes políticos dizem que esta medida aproxima o país da União Europeia, pois representa um avanço nas liberdades individuais. O governo de Ankara enquadra esta medida legislativa na promoção dos princípios seculares sagrados da constituição.


O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder), considera que a proibição do véu islâmico é uma violação à liberdade de consciência e ao direito à educação, visto que muitas jovens, sobretudo as oriundas de meios mais tradicionais, não frequentam actualmente as Universidades por causa desta restrição. Opinião diversa têm os manifestantes, que se opõem ao que chamam “um poder radical emergente no Islamismo da Turquia”.

Sem comentários: