Confrontos na cidade de Mitrovica, no norte do Kosovo, provocaram esta segunda-feira cerca de 140 feridos. As forças internacionais levaram a cabo uma operação para retomar o controlo de dois edifícios judiciais, que estavam ocupados por cidadãos sérvios desde a última sexta-feira. Os ocupantes resistiram e os militares usaram a coacção física.
De acordo com a AFP, entre os feridos estavam 27 polícias polacos da MINUK (Missão da ONU) e 20 soldados franceses da KFOR (NATO). O número elevado de feridos entre as forças de segurança foi causado, sobretudo, por pedras e cocktails molotov, arremessadas pelos sérvios. Há também relatos de disparos com arma de fogo e lançamento de granadas.
Numa imediata reacção aos acontecimentos, o embaixador russo na NATO, Dimitri Rogozin, fez uma declaração, na qual acusou a Aliança de ter usado uma “força desproporcionada” na sua intervenção. O diplomata reafirmou também a tradicional posição russa em relação ao assunto, salientando que a estabilização da região não é possível, sem “uma revisão do caso kosovar, dentro do direito internacional”.
2 comentários:
Porque será que não estou surpreendido???
Infelizmente, penso que não fica por aqui.
Um Abraço
Antonovsky, o meu comentador de serviço!
Segundo disseram os analistas hoje, com a cisão definitiva entre sérvios e albaneses passaremos a estar perante um "conflito congelado", como o da Abkásia ou o da Transnístria. Civilizacionices...
1 Abraço p ti também!
Enviar um comentário