Mojtaba Zolnour, um dos principais conselheiros do Ayatollah (Guia Supremo) iraniano, Ali Khamenei, afirmou este sábado que o Irão pode bombardear Israel e as bases militares americanas na região, caso o seu país seja alvo de um ataque. O religioso é uma figura influente entre os Guardas da Revolução, que tutelam o poder político e militar da República islâmica.
Segundo a agência Fars, citada pelo Público, o imã declarou que “ao mais pequeno movimento contra o Irão, Israel e as 32 bases militares americanas na região” estarão no raio de alcance dos mísseis iranianos. “Se os EUA dispararem um míssil”, afirmou, “o Irão será capaz de destruir o coração de Israel e as bases americanas ainda antes de assentar o pó dos mísseis americanos”.
As últimas semanas foram marcadas por acções e declarações belicosas, de parte a parte. Os media israelitas e americanos lançaram rumores de um eventual ataque ao Irão. As notícias deram origem a uma demonstração de força da República Islâmica, que exibiu, num exercício militar, os novos mísseis Shahab-3. Os EUA já disseram que reagirão se a segurança de Israel for posta em causa.
Sem comentários:
Enviar um comentário