23 abril 2008

Confrontos no Sri Lanka causam mais de cem mortos

Intensos combates entre o exército governamental e a guerrilha separatista tamil, provocaram esta quarta-feira mais de cem mortos no norte do Sri Lanka. Os últimos meses têm assistido a uma intensificação dos combates, resultantes das tentativas governamentais de conquistar território aos rebeldes. O governo de Colombo reclama ter abatido mais de três mil guerrilheiros desde o início de 2008.

Este país insular, multi-étnico e multi-religioso, tem populações budistas, hindus, muçulmanas e cristãs. A ilha tem sido marcada, desde 1972, por um conflito que opõe a minoria hindu (etnia tamil), à maioria budista que controla o poder. Os “tigres tamil” lutam pela independência da parte norte da ilha, onde controlam partes significativas de território.

O Sri Lanka, anteriormente conhecido por Ceilão, foi uma colónia disputada pelas potências europeias. Ao longo de cinco séculos, portugueses, holandeses, franceses e britânicos colonizaram a ilha e entraram em guerras pelo controlo dos seus recursos. Apenas em 1948, com o fim do Império Britânico, o Sri Lanka proclamou a independência.

Sem comentários: