24 abril 2008

Rússia acusa China de pirataria industrial

A Federação Russa informou esta quarta-feira o Governo chinês que poderá recorrer à justiça internacional, para resolver um diferendo comercial que os dois países mantêm. A Rússia acusa a China de violação dos acordos bilaterais, estabelecidos entre os dois países, sobre a salvaguarda da propriedade intelectual. No ímpeto capitalista, copiam-se bonecos de plástico e aviões de guerra. O que importa é que dê lucro.

Estas acusações de “pirataria industrial” visam, particularmente, a cópia que os chineses fizeram do caça russo SU-27SK (imagem da esquerda). Segundo o diário russo Nezavissimaia Gazeta, citado pela RTP, “as tentativas da Rússia de se implantar no mercado chinês de armamentos, cedendo a Pequim o direito de montagem dos caças, não surtiram os efeitos esperados”.

As indústrias aeronáuticas chinesas “aproveitaram” a tecnologia russa disponível, através dessa parceria e aplicaram-na no fabrico de aviões J11 (imagem da direita), com um preço mais competitivo para os mercados do terceiro mundo. Em poucos anos, a China passou de principal cliente de armas russas a grande exportador para esses mercados. E muitas das armas que agora exporta foram copiadas de modelos russos.

Sem comentários: