21 abril 2008

Partidários de Mugabe instalam centros de detenção para oposicionistas


A Human Rights Watch, organização não governamental que se dedica à defesa dos direitos humanos, lançou este sábado graves acusações ao regime de Robert Mugabe. Esta organização acusa o partido do poder de estar a elaborar, em grande escala, uma rede de centros de detenção, com vista à concentração de grandes populações prisionais.


A organização argumenta que o ZANU-PF, no poder no Zimbabué desde a independência do país, em 1980, está a construir estas infra-estruturas para “submeter os militantes da oposição a actos de tortura e intimidações”. Segundo esta fonte, os centros de detenção estão a ser construídos “nas circunscrições onde a oposição ganhou as eleições”, o que indica claramente a intenção da sua construção.


A fonte cita testemunhas locais, que afirmam que muitas pessoas estão a ser reunidas, por milícias que depois as conduzem aos referidos campos, onde são “agredidas fisicamente durante horas”. A responsável africana da Human Rights Watch, Georgette Gagnon, lamenta: “a tortura e a violência desenvolvem-se no Zimbabué. A União Africana deve assumir a sua responsabilidade de proteger os civis perante o desastre” com que o Zimbabué se depara.

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixo no ar uma pergunta: o Zimbabué não tem petróleo, pois não???

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Livros e Revistas, I hope you enjoy. The address is http://livros-e-revistas.blogspot.com. A hug.