08 abril 2008

Putin ameaça dividir a Ucrânia

“O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou a entender, na reunião fechada da NATO e Rússia, na semana passada em Bucareste, que a Ucrânia pode deixar de existir como Estado único caso adira à NATO”

Segundo relata o jornalista José Milhazes, esta notícia foi publicada na segunda-feira no diário russo Kommersant. De acordo com esta fonte, a Abkházia e a Ossétia do Sul verão a sua independência reconhecida pela Rússia, caso a Geórgia adira à NATO.

“George, tu não compreendes que a Ucrânia nem sequer é um Estado! O que é a Ucrânia? Parte do seu território é a Europa de Leste, mas uma parte significativa foi oferecida por nós!” – escreve o diário russo, citando “um membro da delegação de um dos países da NATO”.

E continua o Presidente russo, segundo esta fonte: “se ousarem aceitar a Ucrânia na NATO, esse Estado simplesmente deixará de existir”. Putin ameaçou implicitamente que uma adesão da Ucrânia pode dar início à separação da Crimeia e do leste da Ucrânia, zonas de população maioritariamente russa.

Sem comentários: