19 abril 2008

Jimmy Carter reúne com líderes do Hamas

O antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter, esteve esta sexta-feira reunido em Damasco com Khaled Mechaal, líder do Hamas no exílio. O encontro realizou-se no âmbito de uma iniciativa pessoal, através da qual o Prémio Nobel da Paz 2002 tenta convencer o movimento integrista palestiniano a participar nas negociações de paz.

Segundo uma fonte do Hamas, presente no encontro e citada pela AFP, a situação do soldado israelita Gilad Shalit, capturado em 2006, é um dos pontos da negociação, bem como a possibilidade de “uma eventual trégua com Israel”, que passe pelo “levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza”.

Antes de reunir com o líder islamita, Carter teve um encontro com o presidente da Síria, Bashar al Assad. A iniciativa foi vista com alguma suspeição, tanto pelos Estados Unidos como por Israel. As relações entre Israel e a Síria sempre foram tensas e os EUA não mantêm relações diplomáticas com Damasco.

As políticas oficiais destes países negam à partida qualquer negociação com o Hamas, entidade que têm nas suas listas oficiais de entidades terroristas. Por outro lado, esta organização recusa-se a reconhecer a existência do Estado de Israel. A intransigência, de parte a parte, continua a impedir o sucesso das iniciativas de paz.

2 comentários:

Anónimo disse...

A saga continua. Para quem conheça um pouco da história deste pedaço de "terra santa", facilmente perceberá que este é só mais um epísódio de uma novela com várias centenas de anos. E olhando melhor para essa mesma história, depreende-se também que existissem ou não EUA, a situação seria a mesma ou pior. Conclui-se então que este é um conto, baseado em factos reais, ciclicamente repetitivo, cujos autores não conseguem atingir um entendimento quanto ao fim do mesmo, de modo a poder agradar a todas as personagens.

zasilva disse...

Não tenho, infelizmente, dado o destaque merecido à questão israelo-palestiniana. Mas não podia deixar de referir esta civilizacionice...