25 maio 2008

Morte de “Tiro Fijo”: desmobilização das FARC?

O Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou este sábado ter informações que apontam para a iminente desmobilização de alguns líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A declaração surge após a divulgação da notícia da morte do mais importante líder da organização guerrilheira, Manuel Marulanda “Tiro Fijo”.

Manuel Marulanda, também conhecido por Pedro António Marín, ou simplesmente “Tiro Fijo” (tiro certeiro), era, com os seus 78 anos, o mais antigo e importante chefe das FARC. De acordo com as informações citadas pela Lusa, o líder guerrilheiro terá morrido devido a uma paragem cardíaca. As FARC já nomearam Alfonso Cano para suceder ao líder histórico..

Uribe, em directo no canal estatal de televisão, garantiu que “alguns dirigentes das FARC anunciaram a sua decisão de desmobilizar e de libertar Ingrid Betancourt, se lhes for garantida a liberdade”. Segundo afirmou, o acordo com os guerrilheiros passa pela sua entrega às autoridades francesas “para que possam desfrutar da liberdade nesse país”.

1 comentário:

Antonovsky disse...

As FARC não acabam, pois há muitos interesses que fazem com que elas continuem a sua.... actividade, seja lá ela qual for.
Um abraço