12 maio 2008

Sérvios escolhem via europeia

O Presidente sérvio, o moderado e europeísta Boris Tadic, viu confirmadas as expectativas de vitória da coligação liderada pela sua força política, o Partido Democrático (DS), nas legislativas antecipadas deste domingo. Estes resultados são um sinal claro da orientação da Sérvia em relação à União Europeia.

As eleições foram uma consequência da demissão do Primeiro-ministro Vojislav Kostunica. A colaboração entre democratas e radicais tornou-se insustentável devido às divergências, no seio da coligação governamental, quanto às posições internacionais da Sérvia face aos países que reconheceram a independência do Kosovo.

As primeiras previsões atribuem à coligação europeísta 39% dos votos, o que pode representar 103 dos 250 lugares do Parlamento. Estes resultados representam um aumento de 20 parlamentares, em relação aos conquistados em 2007. O Partido Radical será, segundo estes resultados provisórios, o segundo mais votado com 28,5%.

“A Sérvia escolheu um caminho claro para a Europa”, afirmou Tadic, na sua declaração aos jornalistas. A UE já saudou a vitória da coligação europeísta. A presidência eslovena divulgou um comunicado, no qual anuncia que “acolhe de forma muito positiva a vitória clara das forças sérvias pró-europeias”.

Sem comentários: