A recontagem dos votos no Zimbabué, cujos resultados foram anunciados na última quarta-feira, veio confirmar a contagem inicial. O líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), maior partido da oposição, Morgan Tsvangirai venceu a primeira volta das eleições presidenciais que se realizaram a 29 de Março.
Tsvangirai informou que vai anunciar nos próximos dias a sua decisão sobre a participação, ou não numa segunda volta. Apesar de considerar que a Comissão Eleitoral alinhou numa fraude imposta por Robert Mugabe, espera-se que o MDC não boicote o acto. Mugabe já informou que tenciona participar.
Os observadores eleitorais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que monitorizaram a recontagem dos votos no Zimbabwe afirmaram, num comunicado distribuído sábado, que o processo de reverificação dos resultados do escrutínio foi efectuado “de maneira livre e equitativa”.
O Ministro angolano José Marcos Barrica, chefe da missão de observadores da SADC afirmou, segundo a agência PANAPRESS, que a operação ocorrida nos distritos onde os partidos denunciaram fraudes, “fez-se nas condições fixadas pela lei e o seu resultado é o reflexo da vontade expressa pelas populações destas zonas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário