08 maio 2008

Liderança bicéfala

Dmitri Medvedev recebeu a chave do Kremlin. A tomada de posse fez-se na quarta-feira, com pompa e circunstância, tendo reunido mais de dois mil convidados. A cerimónia esteve rodeada por um grande dispositivo de segurança. Medvedev, de 42 anos, é o terceiro Presidente da Federação Russa, desde o fim da União Soviética.

No seu discurso de tomada de posse, Medvedev garantiu a “continuação da política do Presidente Putin”. Garantiu também que “Vladimir Putin desempenhará um papel-chave na concretização dos objectivos que integram a estratégia de desenvolvimento da Rússia”. No dia seguinte, foi a vez de Putin ser nomeado Primeiro-ministro.

Num acto pleno de simbolismo, Medvedev acompanhou Putin à Duma para apresentar pessoalmente a proposta de nomeação do ex-presidente. A Duma aprovou o documento com uma expressiva maioria, tendo votado favoravelmente 392 dos 450 deputados. Os 56 deputados do partido comunista foram os únicos que votaram contra a nomeação.

Putin, no seu discurso de posse, salientou que as suas políticas terão, obrigatoriamente, que passar por um “fortalecimento da liberdade de empresa”. O recém-empossado Primeiro-ministro garantiu que vai trabalhar para que a Rússia se torne, num prazo de quinze anos,”um dos líderes mundiais em termos de qualidade de vida”.

Ver também:

Liderança bicéfala ou corta-fitas?



Sem comentários: